Variedades & Tecnologia

Daros Latinamerica inaugura a Casa Daros no Rio de Janeiro com exposição de obras da Colômbia

Instalada em um edifício neoclássico de 1866 no bairro de Botafogo, a Casa Daros será um espaço de arte, educação e comunicação.

A Casa Daros irá apresentar exposições de arte contemporânea da América Latina, sempre acompanhadas de atividades integradas de arte, educação e comunicação, como oficinas, cursos, seminários e programação audiovisual. O edifício terá também biblioteca com 5 mil títulos que inicialmente funcionará apenas com hora marcada, de quarta a sábado, das 13h às 18h. auditório com capacidade para 100 pessoas, restaurante, cafeteria e a loja da Casa Daros, na qual é possível encontrar livros e produtos originais, artesanais e com design próprio, frutos de uma busca extensa em ateliês e empresas do Rio, São Paulo, Belo Horizonte e outras cidades brasileiras.

Tombado pelo patrimônio da cidade desde 1987, o imóvel de 11 mil metros quadrados passou por uma minuciosa obra de restauro e modernização, que levou mais de cinco anos para ser concluída. Uma atração à parte é o belo e extenso pátio de 1,5 mil metros quadrados, que proporciona ao visitante uma agradável caminhada entre imponentes palmeiras imperiais.

O edifício, que foi endereço de um orfanato feminino, no século XIX, e, no século XX, abrigou o Educandário de Santa Teresa, partilhado em suas últimas duas décadas com o Colégio Anglo-Americano, abriga agora a Casa Daros, que tem sua inauguração num momento de revitalização da cidade, que acaba de receber o Museu de Arte do Rio (MAR), e está às vésperas de eventos como a Jornada Mundial da Juventude, Copa das Confederações, Copa do Mundo e as Olimpíadas.

Casa Daros, 2010. Photo Fábio Caffé, Rio de Janeiro

No primeiro mês de funcionamento, a entrada será gratuita. Depois, os ingressos custarão R$ 12,00.

A exposição inaugural será Cantos Cuentos Colombianos, com uma seleção ampla e representativa de obras de dez artistas da Colômbia.

De 23 de março até 08 de setembro, a exposição inaugural “Cantos Cuentos Colombianos”, com curadoria de Hans-Michael Herzog, reúne 75 obras representativas de dez artistas da Colômbia: Doris Salcedo, Fernando Arias, José Alejandro Restrepo, Juan Manuel Echavarría, María Fernanda Cardoso, Miguel Ángel Rojas, Nadín Ospina, Oscar Muñoz, Oswaldo Macià, e Rosemberg Sandoval.

Além da exposição principal, uma mostra paralela, intitulada “Para saber escutar”, com curadoria do cubano Egenio Valdés Figueroa, traz um recorte das atividades e programas desenvolvidos pela diretoria da instituição durante o período da reforma. A iniciativa encaixa-se no conceito de arte e educação, um dos pilares da filosofia da Casa Daros.

SERVIÇO:
Exposição “Cantos Cuentos Colombianos”
Abertura: Sábado, 23 de março de 2013, às 12h
Horário de funcionamento: Quarta a sábado, das 12h às 20h; Domingo, das 12h às 18h
Casa Daros – Rua General Severiano, 159 – Botafogo | Tel.: (21) 2275-0246
www.daros-latinamerica.net

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *