Esporte & Aventura

Empresários acreditam que maior legado da Copa e Olimpíadas será a infraestrutura

Para os empresários brasileiros os investimentos em infraestrutura que estão sendo realizados para sediar a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016, serão o maior legado de longo prazo que os eventos deixarão. Dados do International Business Report 2013 (IBR) da Grant Thornton International revelaram que 45,3% dos executivos consultados acreditam que a infraestrutura é o benefício mais relevante que ficará após a realização dos eventos esportivos. A pesquisa foi feita com 300 empresas brasileiras.

Além disso, IBR revelou também que 42,7% dos executivos creem que os estádios construídos terão boa utilização após a Copa. “As reestruturações que estão sendo feitas em algumas regiões poderão trazer transformações efetivas no futuro, como aconteceu em Londres, onde a região East London foi reformulada e permaneceu bastante atrativa mesmo após o evento esportivo”, diz Paulo Sérgio Dortas, Managing Partner da Grant Thornton Brasil.

A mesma pesquisa realizada na África do Sul, um ano após a Copa em 2010, indicou que 84% dos visitantes revelaram estar muito satisfeitos com os aeroportos utilizados e 87% aprovaram as condições dos estádios.  Por outro lado, a qualidade do transporte público (54%) e a condição das estradas (57%) foram os itens com menor aprovação dos turistas. A grande maioria dos entrevistados ficou satisfeita com os restaurantes, acomodações e atrações (todos com 78%).

Segundo Dortas, aqui talvez fique uma das maiores lições para nos Brasileiros. “Não adianta apenas fazer belos estádios e vilas olímpicas, é preciso investir também no transporte público e estradas.” afirma Dortas.

Para a grande maioria do empresariado brasileiro (70%) os Mega Eventos esportivos vão contribuir para o crescimento da economia. Na África do Sul, o impacto geral na economia também foi positivo: os gastos com cartões apresentaram elevação de 55% e as vendas no varejo registraram expansão de 7,4%, na comparação com o mesmo período do ano anterior. No Reino Unido, o governo anunciou que as Olimpíadas em Londres trouxeram £ 13 bilhões em benefícios econômicos, sendo£ 6 bilhões em forma de investimento direto estrangeiro.

No lado do empresariado, 58,7% acreditam que a Copa não impactará no seu lucro. Outro dado aponta que 5,3% afirmaram que terão elevação de mais de 10% do faturamento em função da Copa e Olimpíadas.

Para eles, o setor de turismo (49,3%) será o mais beneficiado, seguido pelo de construção civil (22,7%) e infraestrutura (16%). O setor privado deve continuar investindo pouco em função dos Mega Eventos, uma vez que 80% das companhias brasileiras pesquisadas disseram que não pretendem aumentar investimentos. “Pequenas e Médias empresas que fornecem produtos e serviços relacionados às obras, por exemplo, devem aproveitar a oportunidade para impulsionar seus negócios”, afirma Dortas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *