Variedades & Tecnologia

Campanha estimula viajantes a doarem sangue

Os internautas que buscam na rede informações para planejar a viagem de férias estão sendo convocados a colocar a doação de sangue como um dos itens de seu planejamento de viagem, é a campanha de incentivo a doação de sangue, “Viajante Sangue Bom”, uma mobilização de sites e blogs de turismo que visa aumentar os estoques de sangue dos hemocentros, e também estimular o agendamento de doações de todos que viajam pelo menos duas vezes ao ano.

A mobilização é direcionada aos viajantes brasileiros, é uma campanha que visa estimular a doação de sangue sempre no retorno de suas viagens. Além de reservar o hotel e programar os passeios, acrescente a doação de sangue no seu check-list, “o que fazer”, “o que levar”, “quais passeios” e “doação de sangue”. A campanha visa aumentar os estoques de sangue em hemocentros, antecipando a possibilidade de baixa de doações no período de férias escolares no mês de julho, período em que a demanda por transfusão aumenta, em média, 15%.

Nas redes sociais, a mobilização está sendo feita pela menção #ViajanteSangueBom, e sites e blogs como o Embarque na Viagem – www.embarquenaviagem.com, Blog Territórios – www.territorios.com.br, Aventure-se – www.aventure-se.com, Dentro do Mochilão – www.dentrodomochilao.com, Mochila Cult – www.mochilacult.com, Blog Intrip – www.blog.intrip.com.br, 1001 Roteirinhos – www.1001roteirinhos.com.br, Trip2gether – www.trip2gether.com, Viagem na Itália – www.viagemitalia.com, Por aí e Por aqui – www.poraieporaqui.com.br, Blog Meu Destino – www.blogmeudestino.com, Andarilhos do Mundo – www.andarilhosdomundo.com.br, Mundi – www.mundi.com.br, Viajar é tudo de Bom – www.viajaretudodebom.com.br, Viagem para Mulheres – www.viagemparamulheres.com, entre outros já aderiram e estão divulgando, assim como algumas agências de viagens estão concedendo descontos em pacotes de viagens para doadores de sangue.

 

 

Atualmente, 2% da população brasileira (3,6 milhões de pessoas) tem o hábito de doar sangue. Com isso, a coleta chega a 3,6 milhões de bolsas por ano no Brasil. Somos quase 200 milhões de brasileiros e 28,3% da população pretende viajar, seja a negócio ou a lazer, assim, a campanha “Viajante Sangue Bom” vem pedir que após as viagens, o turista faça uma doação de sangue. A expectativa é, até 2014, ampliar em 2 milhões o número de doadores de sangue no período de um ano.

Pode doar quem tem peso acima de 50 Kg; entre 18 e 67 anos; Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal.

Quem não pode doar: quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas; aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

Pré-requisitos para doar sangue:

  • Levar documento com foto, válido em todo território nacional;
  • Nunca doar sangue em jejum;
  • Fazer repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação;
  • Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
  • Evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação;
  • Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes à doação;
  • Interromper as atividades nas 12 horas antecedentes à doação as pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar pára-quedismo ou mergulho.

Doar sangue não dói, é rápido e salva muitas vidas. A quantidade de sangue retirada não afeta a sua saúde porque a recuperação acontece imediatamente após a doação.

É possível doar sangue nos postos fixos do Hemocentro do seu estado. As coletas também podem ser feitas através das equipes móveis. Para ter mais opções, procure a Secretaria de Saúde do seu estado.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *