Dicas & Destinos

Economize na hora de viajar de trem

Sempre falei que viajar de trem pela Europa pode ser uma experiência emocionante. Sozinho ou acompanhado, utilizar a tecnologia de trens de alta velocidade e a infraestrutura moderna das estações do Velho Continente para chegar rapidamente a diferentes regiões é uma possibilidade inédita para muitos e pode ser uma verdadeira “mão na roda” e ajudar a tornar aquela viagem inesquecível.

Franca - TGV - exterior 4

Existem diversas formas de viajar de trem e alguns detalhes são bastante importantes que você observe bem. Abaixo, algumas diferenças entre os tickets de trem mais comercializados, que facilitarão no momento da organização da sua viagem:

Passes para viagens ilimitadas
Ideais para quem pretende ir à Europa passar mais de uma semana e visitar vários países. Com este tipo de passe, o viajante pode optar por desbravar um único território ou diferentes países europeus (fronteiriços ou não) por vários dias, pagando apenas por um único ticket.
Alguns exemplos de passes ilimitados: Alemanha Rail Pass, Eurail Global Pass, França Rail Pass, Swiss Pass, entre outros.

Bilhete ponto a ponto
Para viagens por um roteiro específico, podendo ser entre cidades ou regiões em um mesmo país ou entre um ponto e outro entre países vizinhos. A validade desses bilhetes é para um dia e já inclui reserva de assento.
Alguns bilhetes ponto a ponto: Eurostar Londres-Paris; Thalys Paris-Amsterdã; ICE Berlim-Frankfurt e outros.

Italo - Cabine Smart

Reserva obrigatória
No caso dos passes ilimitados, caso o viajante tenha a intenção de utilizar trens panorâmicos, de alta velocidade ou noturnos, ele deve reservar assento para garantir o embarque. Para isso, no próprio site você poderá reservar seu assento, bastando indicar o passe da viagem e adquirir o complemento. Este procedimento é mais econômico do que comprar vários bilhetes ponto a ponto.

Geralmente, para auxiliar no passo a passo das compras pela internet, as companhias disponibilizam um canal exclusivo para instruir o viajante em seu site.

Fique bastante atento com relação aos horários e também quanto ás tarifas aplicadas. Atenção também às promoções. De vez em quando pintam umas ótimas, mas também surgem eventualmente umas furadas.

Aproveite e boa viagem!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *