Parque Nacional do Itatiaia – um verdadeiro santuário ecológico

Desde muito pequena eu passeio pela região de Itatiaia e arredores e posso dizer que sou bastante íntima da região e que tenho um grande amor por tudo que o Parque Nacional de Itatiaia representa para mim. Me acostumei com os passeios pelas trilhas, com os banhos de cachoeira de água geladíssima, porém muito limpas, com as visitas constantes ao Centro de visitantes onde fica o museu, com os mirantes e os acampamentos na região das Prateleiras onde peguei muita temperatura negativa no alto inverno. Infância, Adolescência e maturidade e o Parque Nacional de Itatiaia continua fazendo parte de mim. Hoje, levo meu filho para conhecer a região e ter verdadeiras aulas sobre cuidados com a natureza e sua preservação.

Itatiaia - Reinaldo-Meneguim

O nome Itatiaia quer dizer Pedra cheia de pontas na língua Tupi-guarani e a região possui uma vasta história que você poderá encontrar facilmente ao visitar o Centro de Visitantes. Não deixe de passar por lá.

O Parque Nacional do Itatiaia, a primeira área do país a ser transformada em Unidade de Conservação, em 1937, é um verdadeiro santuário ecológico e uma boa opção de passeio, tanto para os mais aventureiros quanto para aqueles que buscam refúgio na natureza. Com cachoeiras, trilhas e fauna e flora riquíssimas, o parque possui atrativos para as mais diferentes faixas etárias e é uma boa opção de passeio, principalmente nos meses frios do ano.

Para quem prefere se hospedar na região, existem diversas opções de pousadas e hotéis para todos os bolsos dentro e fora do Parque. Eu particularmente sempre fico hospedada dentro do Parque, na parte mais alta pois o contato com os bichinhos da região é maior e isso me proporciona momentos de puro encantamento e relaxamento.

Itatiaia 4 -Reinaldo-Meneguim

Você sabia que o Parque tem altitudes entre 700 e 2791 metros acima do nível do mar? O Parque abrange a parte mais alta da Serra da Mantiqueira, tendo como ponto culminante o Pico das Agulhas Negras, com 2.791 metros. Possui mais de 30 mil hectares, a maior parte pertencente ao estado do Rio de Janeiro, e o restante à Minas Gerais, estendendo-se na direção Oeste até a divisa de São Paulo. 

Pontos Turísticos

Parte Baixa do Parque Nacional do ITATIAIA

Centro de Visitantes – Ex-Museu Regional da Fauna e Flora abriga exposições, maquete e um auditório. Um painel de pássaros onde se aperta botões que acendem luzes identificando a espécie e o canto da ave. E a Calçada da Fauna com pegadas dos animais em placas de concreto.

Cachoeira Itaporani – Em caminhada de aproximadamente 500m, com início na trilha do Véu de Noiva, chegamos na cachoeira que tem três quedas de 10m de altura, e uma piscina natural pronta a receber os mais aventureiros as águas frias do Rio Campo Belo.

Cachoeira Véu de Noiva – Depois de caminhada de 400m com vários degraus em meio a Mata Atlântica, e passando por matacão (formação rochosa) chega-se a formosa cachoeira de 40m de altura. Sua denominação condiz com seu aspecto deslizando sobre as formações rochosas. Água transparente, límpida, e de baixa temperatura. Encare um mergulho, você não vai se arrepender.

Lago Azul – Nome devido ao reflexo provocado pela luz em sua superfície tornando-a de tonalidade azulada no verão.  Circundado pela Mata Atlântica com grande variedade de vegetação. O lago forma uma piscina natural entre as rochas espalhadas ao longo do Rio Campo Belo. É um lugar com quiosques e com churrasqueiras que podem ser usadas desde que agendadas previamente pelos telefones do parque.

Mirante do Último Adeus – Localizado na altitude de 810m tem-se uma vista parcial do Parque Nacional, do Rio Campo Belo, da Represa do Funil, do Parque Nacional da Serra da Bocaina e do Centro de Visitantes. Excelente lugar para tirar fotografias lindíssimas e se despedir do passeio. Até a próxima visita, é claro.

Piscina Natural do Maromba – a 1.100m de altitude podemos encontrar a espetacular piscina natural de águas transparentes, fundo rochoso e quedas d’água da admirável cachoeira. No local há estacionamento e banheiros.

Rio Campo Belo – Nasce aproximadamente a 2.500 metros de altitude e deságua no Rio Paraíba do Sul. Corta todo o parque formando diversas cachoeiras e poços bem convidativos ao banho no verão. No inverno as águas chegam a baixíssimass temperaturas, é realmente congelante.

Três Picos – 1.662 metros de altitude – Acessado por uma trilha em ascensão de aproximadamente 6 km, com tempo médio de 3h, passando por rios encachoeirados onde se pode arriscar um banho nas águas frias. Em vários locais da trilha avista-se a Cidade de Itatiaia e parte do Vale do Paraíba.  Local muito rico em fauna e flora. É aconselhável que você faça a visita nesta região com acompanhamento de guia de turismo. Vai por mim.

Itatiaia 3 -Reinaldo-Meneguim

Parte Alta do Parque Nacional do ITATIAIA

Abrigo Rebouças – Localizado a 2.350 m.alt. e considerado o abrigo público mais alto do país. Consta com 8 camas beliches; cozinha com armário, fogão a gás e mesas com bancos; e banheiros de água fria. A reserva é feita diretamente à administração do Parque.

Brejo da Lapa – Cenário de várias novelas com bosques de araucárias e linda vista da Serra Fina (Pedra da Mina – 4° pico mais alto do país).  Uma pequena queda d’água cercada de montanhas e excelente lugar para descanso e meditação. Local excelente para a observação de aves, especialmente no final da tarde.

Cachoeira do Aiuruóca – Caminhada longa de 6 km a partir do Abrigo Rebouças; não indicada a principiantes em caminhadas nessa altitude, média de 2.400m.alt. Queda de 20m. de altura com águas cristalinas mas frias em qualquer época do ano. Lindo visual dos Ovos da Galinha.

Cachoeira das Flores – Próxima ao Abrigo Rebouças. Primeira cachoeira formada no Rio Campo Belo, principal rio do parque. Localizada a 2.300m. de altitude com verdadeira piscina natural de águas geladas.

Morro do Couto – Local ideal para aqueles que desejam iniciar no montanhismo. Caminhada considerada light. Chegar a 2.600m.alt. após média de 2h partindo do Posto Marcão é um desafio que será recompensado com a espetacular vista do Vale do Paraíba e suas cidades.

Ovos da Galinha – Adiante da Cachoeira do Aiuruóca espetaculares rochas sieníticas que dão o nome a este local mágico. Caminhada indicada a pessoas acostumadas a longos cursos.

Pedra Assentada – Adiante das Prateleiras outro montante de rochas não indicadas a pessoas iniciantes em caminhadas na montanha. Mas de grande valia para montanhistas. No final uma escalada de 12m.

Pedra do Altar – Com média de 2h de caminhada chega-se sem grande dificuldade para subi-la. Grande formação rochosa, de 2.565m. de altitude. Possui uma vista maravilhosa para todo o Vale do Aiuruóca e das Agulhas Negras. Em uma de suas faces possui diversas vias de escalada.

Pedras da Tartaruga e Maçã – 2.390m. de altitude. São rochas equilibradas nas extremidades de pequenas rochas, com um formato do que representam. Ao lado possui a nascente do Rio Palmital, lago de águas transparentes e as Prateleiras. Caminhada de média dificuldade de uma hora e meia.

Pedra Furada – Caminhada média de 2h na altitude de 2.400m, antiga Pousada Alsene. O início da trilha é antes do Posto Marcão o que significa não haver taxa de visitação. Excelente vista do Vale do Aiuruóca, das Agulhas Negras, do Vale do Paraíba e da Serra Fina.

Pico das Agulhas Negras – a 2.791m.alt. Ponto culminante do Estado do Rio de Janeiro e o 5° do país. A partir do Abrigo Rebouças, a caminhada leva em média uma hora até a base. E, mais 2h para subir até o cume, com acompanhamento de guia especializado, pois há lances no uso de cordas para segurança.

Prateleiras – 2.548m. de altitude. Oferece uma bela vista do Vale do Paraíba, que algumas vezes fica escondido sob as nuvens. A partir do Abrigo Rebouças, a caminhada leva em média uma hora e meia até a base. Para subir até o cume é necessário experiência e/ou acompanhamento de guia especializado, pois há lances no uso de cordas para segurança.

Travessias – São trilhas de um ou mais dias: Rui Braga, Rebouças – Maromba (Via Rancho Caído) e Rebouças – Maromba (Via Serra Negra). Maiores informações, acesse o site e se informe mais.

Itatiaia 1-Reinaldo-Meneguim

Então, agora que você já conhece um pouquinho dos encantos da região de Itatiaia não perca tempo. Junte os amigos, organizem seu roteiro e boa viagem!

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *