Dicas & Destinos

Choque cultural reverso, mito ou realidade?

Por: Daniella Barbosa

Depois daquela tão sonhada temporada em terras estrangeiras, dos incríveis dias vividos durante o seu intercâmbio, você volta pra casa e parece que alguma coisa está fora de ordem, está faltando uma peça no quebra-cabeça. Você se sente perdido, parece que seus pais não te entendem mais?  Seus amigos não são mais os mesmos de antes? Calma, você está sendo vítima de um mal que acomete muitos aventureiros por aí, mais conhecido como choque cultural reverso.

Choque cultural reverso? Isso mesmo! Tem gente que acredita piamente não passar de uma mera frescura ou capricho, mas se você já viveu uma temporada longe da sua terra natal e voltou pra casa com uma sensação de ser um verdadeiro estranho no ninho, sabe na pele o que significa choque cultural reverso.

Antes de continuar o assunto, vamos entender primeiro o que de fato é um choque cultural. A definição explica choque cultural como à ansiedade e os sentimentos de surpresa, desorientação, incerteza, confusão mental, dentre outros, que afloram quando as pessoas têm de conviver dentro de uma diferente e desconhecida cultura ou ambiente social. Teoricamente ao voltar para a casa, à sensação de aconchego, segurança e o equilíbrio deveriam ser reestabelecidos, no entanto, o choque cultural reverso acontece quando você retorna e parece não mais se encaixar ao seu lugar de origem.

Os primeiros sinais aparecem quando você é surpreendido por crises frequentes e agudas de saudades, subitamente você é tomado por uma vontade quase incontrolável de arrumar as malas e fazer o caminho reverso. Não raro, você começa a falar tanto da vida que tinha lá fora que acaba assumindo o papel de chato da turma.

A realidade é que seus pais não mudaram tanto assim, seus amigos não mudaram tanto assim. Tudo continua na sua mais perfeita ordem, a mudança aconteceu em você! Você viu e experimentou tanta coisa diferente que precisa de um tempo para se readaptar à sua antiga rotina.

mão-dupla

Keep calm meu amigo! Choque cultural reverso passa logo, pra alguns leva um tempo maior, mas passa! Pouco a pouco você vai redescobrindo os prazeres de voltar pra casa e estar junto das pessoas que ama. No entanto, uma coisa é certa, você nunca mais será a mesma pessoa! Diante dos seus olhos o mundo será sempre mais atraente e você terá vontade de cair na estrada muitas e muitas vezes pra descobrir o que há além da próxima esquina!

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *