Esporte & Aventura

Rugby e Futebol homenageiam Nelson Mandela

Nelson Mandela Sports Day – homenagem e união

Comemoração-Africa-do-sul

O ex-presidente Sul-Africano Nelson Mandela, que está internado em estado crítico, será homenageado no dia 17 de agosto, com um jogo de futebol da seleção da África do Sul e um da equipe nacional de rúgbi, o “Nelson Mandela Sports Day”, que será no FNB Stadium, antigo Soccer City, estádio que sediou a decisão da Copa do Mundo de 2010, é uma forma de homenagear o ex-presidente com a reunião dos dois esportes mais populares do país, que antigamente retratavam a divisão racial.

O primeiro jogo será entre os “Bafana Bafana” e a seleção de Burkina Faso, já a seleção de rúgbi, conhecida como Springboks, vai estrear no “Rugby Championship” contra a Argentina.

O ministro do Esporte, Fikile Mbalula explica que os jogos têm a filosofia de “unir o país”, semelhante ao que Nelson Mandela sempre fez. O rúgbi e o futebol eram anteriormente exemplos de discriminação racial na África do Sul, com o rúgbi sendo ligado aos brancos e o futebol aos negros, até Mandela agir pela reconciliação e unidade na Copa do Mundo de Rúgbi de 1995. No primeiro ano após as primeiras eleições democráticas, num país que vivia um regime segregacionista, o ex-presidente foi capaz de juntar todos os africanos por uma mesma causa, torcer pela seleção de rúgbi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *