Variedades & Tecnologia

“#ViajanteSanguebom” não é só uma Campanha de Doação de Sangue

Doar sangue é um ato de vida, de solidariedade, e você que está planejando sua viagem de férias, conheça a campanha “Viajante Sangue bom”. Uma mobilização que está sendo divulgada nas redes sociais, que conta com o apoio do Ministério da Saúde, Ministério do Turismo e vários sites e blogs que estão convocando os viajantes a incluir a doação de sangue no seu planejamento de viagem.

ViajanteSangueBom-MÁRCIA

A ação visa ampliar o número de doadores voluntários de sangue no Brasil para a manutenção dos estoques nos hemocentros. É muito simples participar, basta incluir em seu check-list a doação de sangue antes ou ao retornar de sua viagem.

ViajanteSangueBom-mensagem01

Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 68 anos, pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e/ou responsáveis legais.

ViajanteSangueBom-campanha

É necessário não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas e não fazer parte do grupo de risco de doenças sexualmente transmissíveis e usuários de drogas.

ViajanteSangueBom-mensagem03

Doar sangue é simples, seguro e não demora mais do que meia hora. O volume coletado (cerca de 450 ml) não traz risco para o doador. Além disso, o material utilizado é descartável e oferece total segurança. As mulheres podem realizar três doações por ano, com intervalos de, pelo menos, três meses, e os homens, quatro doações com intervalo de, pelo menos, dois meses.

ViajanteSangueBom-olívio

Acima de tudo, doar sangue é um ato de solidariedade e se você é um “Viajante Sangue Bom”, vai fazer a sua parte. Pense nisso, agende a sua doação no hemocentro mais próximo e boa viagem.

É possível doar sangue nos postos fixos do Hemocentro do seu estado. As coletas também podem ser feitas através das equipes móveis. Para ter mais opções, procure a Secretaria de Saúde do seu estado.

LEIA TAMBÉM -> Salve vidas – seja um #ViajanteSangueBom, doe sangue o ano todo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *