Gastronomia etc.

Caça as trufas e aos sabores da Toscana

San Miniato é a terra das trufas em Toscana. Dessas terras foi retirado na década de 60 o maior tartufo branco já encontrado na Itália. A cada período do ano aparece um tipo de trufa diferente, novembro é um mês especial na Toscana, época que a região revela suas iguarias mais preciosas. Então, os caçadores de trufas levantam cedinho para aproveitar as melhores condições para encontrar a “Trufa Branca”, o período vai de outubro a janeiro, o marzuolo (fevereiro a abril) e o preto (maio a agosto).

Caça-as-trufas-1

Os vilarejos, como San Miniato, promovem feiras especializadas e muitos restaurantes incluem em seus menus pratos com o ingrediente. A “caça as trufas” tem que ser marcada com antecedência. No passeios apresentado pelo Guia na Toscana, o presidente da Associação dos Tartufai de San Miniato acompanha os visitantes até um Bosque da região, juntamente com o seu fiel cão, depois de uma introdução ao mundo das trufas ele começa a sua procura pelo bosque, lembre-se de usar roupas adequadas para caminhar pelo bosque. Calças compridas e calçados fechados são fundamentais, repelente de insetos também. A ansiedade ao ver um cachorro cavando o chão a procura de uma iguaria que não existe plantio, pois o fungo reproduz-se naturalmente, a natureza trata de cultivá-lo, tem de chover regularmente, fazer frio. E tudo isso em lugares específicos, pois elas não aparecem em qualquer lugar, é algo único.

Caça-as-trufas

Depois de encontrar várias trufas, o caminho é a casa do Tartufai para uma pequena aula de como cozinhar com as trufas e ai ter uma pequena degustação (crostines e risoto/ou/massa com trufas frescas), o detalhe é que as receitas são escritas em português.


Publicidade Ⓘ

Seguro viagem com até 15% de desconto!!! Se está planejando uma viagem não esqueça de contratar um seguro!? Clique neste link para encontrar os melhores preços.  ✔ Use o cupom EMBARQUEVIAGEM10 e ganhe 10% de desconto, e para chegar a 15%, faça o pagamento por BOLETO e garanta mais 5%.


comida-com-trufas

Reserve uma tarde para descobrir a tradicional culinária Toscana. Com aulas dedicadas à descoberta de pratos históricos como ribollita, pappa al pomodoro, fett’unta, cinghiale em úmido, etc. Ao longo da lição, você também vai ser guiado através de uma breve história da culinária da Itália, descobrindo as razões para determinado estilo na culinária Toscana. Por último, mas não menos importante, você vai aprender a fazer a massa fresca. Sua lição é seguida de um almoço ou jantar com base diretamente sobre o que você preparou, depois de passar pelo exame cuidadoso do Chef.

Curso-de-culinária

RESOLVA TUDO PARA A SUA VIAGEM AQUI


Seguros Promo

2 Comentários

  1. 31 de agosto de 2014 ás 09:48 Responder

    Ola.
    Estaremos na Toscana do dia 249 a 289. Queremos fazer o passeio de caça as trufas. Como funciona os custos e o passeio?
    Aguardo

    Fernando

    • 5 de setembro de 2014 ás 10:15

      Olá Fernando, já pedi que a guia que faz esse passeio (contato@passeiosnatoscana.com) entre em contato com você.
      Grande abraço,
      Eduardo Madeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *