Variedades & Tecnologia

Hoje é Dia Mundial do Rock bebê!

Dia 13 de julho é o Dia Mundial do Rock. O estilo que ultrapassa gerações é celebrado nessa data desde 1985, quando aconteceu o primeiro Live Aid. Esse grande festival de rock realizado simultaneamente em Londres e na Philadelphia foi transmitido ao vivo em cerca de 140 países com o objetivo de levantar fundos para diminuir a fome e a miséria na África.

No Brasil, o Rock é a preferência de muitos e para celebrar esse Dia Mundial do Rock, escolhemos alguns Estúdios de Gravação e cenários que todo roqueiro tem obrigação de conhecer:

Vamos começar pelo Electric Lady Studios, um estúdio para gravações musicais criado por Jimi Hendrix em 1970, por ali passaram importantes nomes do Rock, ídolos como David Bowie, Bad Religion, AC/DC, Led Zeppelin, John Lennon, Frank Zappa, Rolling Stones, Guns N’ Roses, Kiss e The Clash, alias o quinto álbum da banda, Combat Rock que foi gravado nesse estúdio, contém as duas musicas de maior sucesso da banda: “Should I Stay Or Should I Go?” e “Rock the Casbah“, e falando de banda britânica, certamente você já ouviu falar sobre Abbey Road em algum momento de sua vida. Pode ter sido na TV, no bate-papo com amigos, ou mesmo em algum programa de rádio que citava o lendário estúdio que os Beatles eternizaram. Ainda não associou? Quer ver você se ligar agora? Lembra-se da capa do disco Abbey Road onde os 4 rapazes atravessavam a faixa de pedestres da rua homônima? Viu, essa é clássica e faz parte do imaginário de todo fã dos Beatles, atravessar a lendária faixa onde os mestres da histeria coletiva pisaram. O mais legal e que muita gente não sabe é que lá existe uma câmera que fica filmando 24 horas por dia todo o movimento da faixa. Uma dica muito especial para você que não quer ser somente mais um na multidão: pare de frente para a câmera, se identifique, diga seu país de origem e deixe uma mensagem legal. Depois, ao retornar de sua viagem, basta localizar nos arquivos que ficam disponíveis no site www.abbeyroad.com/crossing a sua passagem pela afamada faixa. Não se esqueça de anotar dia e horário local que deixou sua mensagem para depois localizar mais rapidamente. E onde fica esta câmera? Bem na entrada do estúdio que aliás, tem um muro dedicado aos fãs para que deixem suas mensagens. Pode escrever sem medo.

Camera-Abby-Road

Muro-na-Abbey-Road

O Sound City Studios é uma gravadora que fica localizada em Van Nuys, Los Angeles, existente desde 1969 e que ao longo de sua existência, recebeu mais de 100 certificados de disco de ouro e platina pelos álbuns feitos com o seu selo, incluindo aí discos antológicos como Nevermind da banda Nirvana e After the Gold Rush do Neil Young, o estúdio californiano também gravou grandes nomes do rock, como Foo Fighters, Metallica e Bad Religion.

No estúdio The Village, que fica em Los Angeles, foram produzidos álbuns memoráveis de grupos como Rolling Stones, Supertramp e Pink Floyd, o estúdio, fundado em 1968, resiste à passagem do tempo e discos clássicos como “Goats Head Soup” dos Rolling Stones, e músicas de nomes ilustres como Bob Dylan, Neil Young e Tom Petty, foram gravadas nele.

E claro que não podiamos deixar de falar da Sun Records que ficava em Memphis, Tennessee, e começou a operar em 27 de março de 1952. A Sun Records ficou conhecida por lançar vários astros, mas a maior estrela foi o rei do Rock Elvis Presley.

Já falamos da famosa rua Abbey Road na Inglaterra, e não podemos esquecer de uma música que nos remete a um lugar mítico que já foi cenário de filmes, livros e tema para canções, essa música está presente no álbum The Rolling Stones o disco de estréia da banda Rolling Stones, lançado pela Decca Records no Reino Unido em 1964 que traz como “primeira faixa do Lado A” a música Route 66, uma das mais lendárias estradas do mundo. Ela atravessa parte dos EUA passando por oito estados e ligando Chicago a Los Angeles. Quer uma dica? Alugue uma Harley Davison, adicione em seu MP3 o que tem de melhor no rock’n roll mundial e curta o vento batendo no seu rosto enquanto você atravessa a lendária Route 66. Agora falando em MP3, a viagem fica mais prazerosa quando se houve aquela famosa música mundialmente conhecida na voz de Louis Armstrong, na versão feita por Joey Ramone para seu álbum solo “Don’t Worry About Me”. What a wonderful world é tudo de bom!

[embedplusvideo height=”500″ width=”630″ editlink=”https://bit.ly/1aANm2g” standard=”https://www.youtube.com/v/8IoO5nkxT_4?fs=1″ vars=”ytid=8IoO5nkxT_4&width=630&height=500&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep4038″ /]

Leia também:

O imperdível de Londres

Tem coisa melhor do que Rock, Cerveja gelada e Ronco do motor de uma Harley-Davidson?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *