Ações Positivas

Baleias "turistas" já estão chegando na Bahia

Por: Natália Ribeiro

Até parecem turistas, ou melhor, veranistas: todos os anos as baleias jubarte partem das gélidas águas antárticas – onde passam o verão se alimentando – e nadam mais de cinco mil quilômetros até as águas quentes e tranquilas da Bahia. A migração ocorre para facilitar a chegada das novas baleiazinhas ao mundo: elas nascem sem a grossa camada de gordura que as isola do frio, assim precisam nascer em águas mais quentes. Também é na costa baiana que acontece o acasalamento.

Antigamente nessa época de migração acontecia a caça às baleias, porém, hoje em dia, o turismo de observação de baleias tomou esse lugar. Navegando a poucos quilômetros da costa é possível ver saltos e piruetas, mães alimentando seus filhotes, e até mesmo ouvir o canto da baleias utilizando um hidrofone, uma espécie de microfone sub-aquático.

Em vários pontos da costa baiana acontecem passeios de whale-watching, e o Instituto Baleia Jubarte – seguindo normativas do Ibama – orienta e apoia as operadoras de turismo para que o impacto às baleias seja mínimo. Na verdade, o turismo de observação de baleias ajuda na preservação da espécie, já que as embarcações dos passeios são utilizadas também pelos cientistas para estudos, além dos trabalhos de conscientização com pescadores e a população local.

baleias-turistas-chegam-a-bahia

Os melhores pontos para a observar as baleias jubarte são AbrolhosMorro de São Paulo e Praia do Forte, sempre nos meses de julho a novembro.

RESOLVA TUDO PARA A SUA VIAGEM AQUI


Publicidade Ⓘ

Seguro viagem com até 15% de desconto!!! Se está planejando uma viagem não esqueça de contratar um seguro!? Clique neste link para encontrar os melhores preços.  ✔ Use o cupom EMBARQUEVIAGEM10 e ganhe 10% de desconto, e para chegar a 15%, faça o pagamento por BOLETO e garanta mais 5%.

 
Booking.com

Apoie o Portal Embarque na Viagem

O seu apoio mantém o nosso Portal vivo. A imprensa tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro. Esse é o trabalho de cada um aqui no Embarque na Viagem e a nossa missão. Mas para isso, nós precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos.

Você pode doar qualquer valor. Basta clicar na bandeira do seu cartão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *