Negócios & Serviços

VisitBritain faz parceria com Rock in Rio e Rock Street será inspirada na Grã-Bretanha e Irlanda

O VisitBritain, órgão oficial de turismo do governo britânico, é um dos apoiadores do Rock in Rio 2013, maior festival de música e entretenimento do mundo, que será realizado nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro no Rio de Janeiro. O acordo de apoio institucional foi assinado no último dia 10 de julho, por Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio, e Samuel Lloyd, gerente do VisitBritain para a América Latina. A parceria faz parte da campanha GREAT, iniciativa do governo britânico para promover a Grã-Bretanha como um GRANDE destino para visitar, estudar e fazer negócios. As principais ações estarão concentradas na Rock Street, que na edição 2013 do Rock in Rio terá a Grã-Bretanha e Irlanda como inspiração.

A arquitetura da “rua do rock” irá reproduzir fachadas do bairro londrino de Camden Town. Durante todos os dias do festival, haverá apresentações de bandas interpretando sucessos do rock inglês, performances de artistas de rua, estátua viva de John Lennon, gaitas de fole, além de lojas, bares e restaurantes com cenografia que remeterá aos pubs ingleses. O VisitBritain terá um espaço próprio na Rock Street, onde promoverá uma série de atividades, desde pocket shows até uma área exclusiva de experiências relacionadas ao destino.

Além do turismo, o espaço GREAT na rua do rock destacará os temas de educação e negócios, por meio de parceria do VisitBritain com a Embaixada Britânica e o British Council. Entre as atividades, haverá um fórum interativo de troca de experiências britânicas e brasileiras em receber eventos de grande porte, passando por festivais como Rock in Rio até os Jogos Olímpicos de 2012 (Londres) e 2016 (Rio).

Ao mesmo tempo, a Embaixada prepara ações promocionais voltadas para estudantes, para mostrar como a Grã-Bretanha – com 4 das 10 melhores universidades do mundo – é o destino perfeito para eles. A parceria governamental entre Brasil e Reino Unido no programa brasileiro Ciência sem Fronteiras também terá destaque na Rock Street. O público ainda poderá ter acesso a informações sobre o programa Chevening, que oferece bolsas de estudo de pós-graduação no Reino Unido para jovens líderes.

De acordo com Samuel Lloyd, o Rock in Rio é uma oportunidade única para inspirar os brasileiros a viajarem e estudarem na Inglaterra, Escócia e no País de Gales, por meio da celebração do grande cenário musical britânico. “Sabemos que a música britânica estimula milhares de turistas a visitarem a terra natal e os lugares frequentados por seus ídolos. Os concertos de grandes bandas, os festivais ao ar livre, os musicais de West End e até mesmo o rock alternativo dos clubes londrinos também contribuem para atrair cada vez mais visitantes ao país – tanto que a música é um dos 7 pilares de nossa campanha GREAT”, explica Samuel.

RockStreet
A Grã-Bretanha é o segundo país exportador de música no mundo – uma amostra da excelência dos artistas britânicos foi apresentada nas cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, quando se assistiu a uma grande viagem musical pelos estilos e ritmos que embalaram gerações das mais diversas nacionalidades. A música britânica tem um papel importante ao influenciar muitos dos 31 milhões de turistas que visitam o país a cada ano.

Pesquisa recente feita pelo VisitBritain com visitantes de várias nacionalidades apontou os brasileiros como os turistas que mais participam de atividades relacionadas à música em viagem à Grã-Bretanha: 15% dos entrevistados declararam ter vivenciado alguma experiência associada ao tema, seja indo a um show ao vivo ou assistindo a um musical, apresentação de dança ou ópera. Os brasileiros também se destacaram no que diz respeito a tours temáticos dos Beatles – 14% declararam ter interesse nesse tipo de passeio.

“Esses dados só reforçam nossa certeza de que a Grã-Bretanha é o destino perfeito para quem ama música, graças a ícones como Beatles, Elton John e Queen, além de artistas da nova geração – e que estarão no Rock in Rio, como Jessie J, Florence + The Machine e Muse. O Rock in Rio é a plataforma ideal para celebrar o grande panorama musical britânico e as experiências inesquecíveis proporcionadas aos visitantes”, conclui Samuel Lloyd.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *