Dicas & Destinos

Boas maneiras a bordo

O grande barato das viagens hoje em dia é que viajar de avião é muito mais acessível do que era anos atrás. O problema é que algumas pessoas acham que estão na poltrona de casa e esquecem de umas regrinhas básicas de convívio social.

Algumas dicas podem ajudar para minimizar certos comportamentos inadequados e inconvenientes durante uma viagem. Vamos conferir?

Educação na hora de voar
– Não se empolgue demais na hora da decolagem ou aterrizagem – Algumas pessoas jogam os braços para o alto na maior farra enquanto o avião esta decolando, e na hora de aterrizagem ficam batendo palmas e soltando gritinhos de comemoração. Gente, na boa, vamos respeitar as pessoas que tem medo, que preferem ficar recolhidos nestes momentos. Isso não é hora de farra.

– Não batuque na poltrona alheia – Tem coisa mais chata do que aquela pessoa que fica batucando a música que está ouvindo no seu aparelho na poltrona da frente? E se além do batuque ficar cantarolando é ainda pior.

– Não converse em voz alta – As regras de boa educação são válidas em qualquer momento da vida, por que tem gente que acha que justamente quando esta viajando de avião ela pode tudo? Existem algumas pessoas que fazem verdadeiras reuniões de grupo e isso quase sempre termina em algazarra. Aquele papo entre amigos pode ser discreto á bordo. O tom de voz pode ser mantido em padrões aceitáveis de uma pessoa bem educada e que se preocupa com o bem estar alheio. Principalmente se você estiver fazendo um voo noturno ou na madrugada onde muitas pessoas aproveitam para relaxar e tirar uma sonequinha. Pra que fazer barulho?

– Não coma alimentos mal cheirosos – O avião é um local com espaço reduzido, geralmente com grande volume de pessoas juntas e possui sistema de ar refrigerado. Até ai, ok. Agora imagine se você abre um pacote daquele biscoito FEDORENTO que vai tomar conta de todo o ambiente. Imaginou? Imagine o mesmo odor sendo mantido por um tempo maior no ambiente por conta do ar condicionado. Você, neste caso, não irá somente estar prejudicando um único passageiro, e sim irá atingir um grupo bem maior de pessoas que provavelmente terão um grande mal estar por conta disso.

Outras coisas simples devem ser observadas como respeitar o lugar marcado, ter um pouco mais de atenção no volume da bagagem de mão, ter cuidado ao reclinar sua poltrona para não machucar ou derramar nada no colo de quem está sentado atrás de você. Enfim, coisas realmente simples de observar.

Lembre-se que você não estará viajando sozinho e portanto deverá respeitar algumas regrinhas básicas de boa convivência. Tente não fazer durante o voo aquilo que você não faria em nenhum outro momento coletivo. E se ainda assim você o faz, está na hora de rever seus conceitos. Pense nisso.

 

* Texto extraído da minha Coluna de Turismo no site  O Repórter

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *