Dicas & Destinos

Você conhece o Rio de Janeiro?

Esta semana, aproveitando que a cidade está em plena festa por conta da Jornada Mundial da Juventude estarei aqui com vocês falando um pouco sobre a cidade que cresci e que tanto amo. Costumo postar nas minhas redes sociais todo esse amor em fotos que não me canso de tirar – de forma totalmente amadora, que fique claro – e cada vez que faço um novo registro, ainda me emociono. Se isso não é amor, já não sei mais o que significa. Então, não me considere um pouco “tendenciosa” quando eu estiver fazendo alguma descrição ou indicação. Tentarei não babar tanto, mas ao final deste artigo, você vai certamente concordar comigo.

Sou uma apaixonada pela história do meu país de forma geral e isso inclui visitar lugares que fazem parte da história da cidade. Então, vamos começar pelo Centro Histórico do Rio de Janeiro. Reserve ao menos dois dias para poder conhecer bem e se deleitar nos cafés e bares históricos da região.

Real Gabinete Português

Real Gabinete Português

Então, que tal começar a visita pela Praça Tiradentes com seus teatros, casario antigo e o lindíssimo Real Gabinete Português de leitura? Depois, siga caminhando pelas ruas do centro e faça uma visita à Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro com sua moderna construção e depois siga para o Largo da Carioca onde está localizado o Convento de Santo Antônio. Depois, estique as pernas até a Confeitaria Colombo e renda-se á um belíssimo chá da tarde. Um lugar deslumbrante não só para lanchar, mas também para sentir um pouco da história da cidade.

Confeitaria Colombo

Confeitaria Colombo

Aprecie com calma as louças e cristais do local. Estamos falando de uma confeitaria que foi tradicional ponto de encontro de artistas, intelectuais e políticos como Olavo Bilac, Rui Barbosa, Chiquinha Gonzaga, Villa Lobos, Getúlio Vargas entre outros. Siga para a Cinelândia e se der tempo, visite á Biblioteca Nacional, o Museu de Belas Artes e o Teatro Municipal. Feche a noite assistindo um espetáculo em um dos grandes teatros da cidade. É só conferir a programação e aproveitar.

Museu de Belas Artes e Teatro Municipal

Museu de Belas Artes e Teatro Municipal

No segundo dia, reserve para fazer toda a região da Praça XV até a Praça Mauá. Pode parecer pouca coisa falando assim, mas acredite, os detalhes que você irá se deparar são tantos que seus pés ao final do dia irão clamar por uma boa almofada.

Paço Imperial

Paço Imperial

Lugares que você não pode deixar de visitar nesta região:

•    Paço Imperial (confira as exposições no interior)
•    Chafariz do Mestre Valentim
•    Arco do Teles – aproveite e almoce por lá. Neste “pedaço” da cidade observe os casarios, painéis, prédios imponentes e a charmosa e histórica Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores.
•    Igreja de Nossa Senhora do Carmo da antiga Sé (que já foi Capela Real)

Centro do Rio de Janeiro

Centro do Rio de Janeiro

Depois, siga em direção à Praça Mauá e se tiver um tempo, visite o Centro Cultural Banco do Brasil ou a Casa França Brasil. Mais uns passos e você irá se deparar com a grandiosa e imponente Igreja de Nossa Senhora da Candelária. Não deixe, em hipótese alguma de visitar o interior da igreja. Esta é uma das mais emblemáticas Igrejas do Rio de Janeiro já que foi originalmente construída em agradecimento por uma “boa viagem”.

Mosteiro de São Bento

Mosteiro de São Bento

Continue seguindo as placas até a Praça Mauá e logo você chegará ao Mosteiro de São Bento. De lá de cima, você avistará a cidade de um ângulo muito especial. Sinceramente, a vista do centro do Rio só é mais bela de outro ponto da cidade que fica na zona portuária, mas aí já é papo para outro dia. Até a próxima!

Mosteiro de São Bento e Centro Histórico

Mosteiro de São Bento e Centro Histórico

*Texto (parte) extraído originalmente da minha Coluna de Turismo do Site O Repórter.com

3 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *