Dicas & Destinos

A Suíça e seus Castelos Medievais

Estava realizando uma pesquisa sobre alguns castelos medievais na Europa e encontrei uma página onde confesso ter me interessado muito pelo conteúdo sobre este assunto. Mais especificamente sobre Castelos Medievais na Suíça. Pensei em publicar através de pílulas mas ficaria meio solto e então achei mais interessante publicar tudo junto e na íntegra, com algumas poucas edições ou notas próprias sobre o assunto já que temos uma grande procura sobre castelos e outros artigos de temática medieval em nosso Portal. Assim, você que é nosso leitor e gosta de acompanhar nossas matérias e artigos terá acesso a boas informações compartilhadas de outras fontes que mereçam ser replicadas. Espero que seja interessante embarcar nesta viagem junto comigo.

Boa leitura!!

As fortalezas e os castelos suíços são atrações para adultos e crianças na Suíça.

Castelo de Chenaux

Castelo de Chenaux

As mais famosas construções medievais são os chamados “Wasserburgen” (castelos de ‘água), edificados à beira de lagos ou rios, ou circundados por um fosso de água. A Suíça ainda possui belos exemplares para serem admirados.

Estes castelos, circundados por água, ainda conservam uma aura do romantismo de outrora. E fazem reviver os tempos em que o bem e o mal eram conceitos estanques e claramente definidos, e a nobreza e o clero ditavam os rumos da plebe.

Na Idade Média, praticamente todos os castelos que não estavam situados em colinas ou penhascos – possuindo, assim, uma proteção natural contra o ataque inimigo – tinham, do lado de fora das muralhas, um fosso de água.

Suíça – o país dos castelos

Na Suíça, devido ao seu relevo montanhoso, a maioria dos castelos foi construída em lugares elevados, no cimo de montes ou encostas de vales, de onde se possuía uma vista privilegiada do que acontecia ao redor. Até hoje, encontram-se no país inúmeros castelos, fortalezas e torres de vigilância, em diferentes estados de conservação. Às vezes, restam apenas as ruínas das muralhas de proteção.

Durante o Renascimento e, mais tarde, com o surgimento do historicismo, no século XIX, houve uma retomada de elementos medievais na arquitetura, principalmente de elementos de defesa, caracterizando certa idealização dos castelos e fortalezas medievais. Com fins representativos, a nobreza mandou adornar a fachada de seus palácios rurais com frontões triangulares de recorte dentado, pequenas torres salientes e muradas com merlões, para estar atualizada com os novos (velhos) padrões arquitetônicos. Estes elementos, usados antes para defesa, adquirem, então, uma função decorativa, ao mesmo tempo que funcionam como um resgate do passado arquitetônico.

Castelo Oberhofen

Castelo Oberhofen

O Castelo Oberhofen, à beira do Lago de Thun

O imponente e suntuoso castelo Oberhofen, com seu belo parque aberto ao público, está localizado diretamente às margens do Lago de Thun. O esplêndido panorama alpino que se vislumbra do castelo cria uma atmosfera única. Em dias de céu límpido, sua rica fachada espelha-se nas águas claras do lago. Originalmente, o castelo Oberhofen era protegido pela água do lago, possuindo, provavelmente, um acesso pelo mesmo. Do outro lado – o que dá para a cidade -, muralhas e fosso de água garantiam a segurança.

O Castelo Oberhofen também passou por várias reformas e restaurações. Há documentos oficiais que registram os gastos efetuados nas reparações do fundamento do castelo, comprovando as constantes preocupações com a ameaça que a água do lago representava para o terreno e seus alicerces. O fosso acabou por ser fechado, por questões de higiene e para não comprometer mais o fundamento do prédio. Em 1954, o castelo Oberhofen foi transformado em museu estando, assim, aberto ao público.

O Castelo de Bottmingen

O castelo Bottmingen, localizado no fundo do vale Leimental, foi construído às margens do rio Birsig, cujas águas foram canalizadas para formar um fosso especial: uma lagoa quadrada, no meio da qual encontra-se o castelo, como se fosse uma illha. Este castelo, com suas torres, relembra os castelos construídos na Borgonha, na Savóia e no cantão suíço de Vaud no século XIII.

A história do castelo é tão variada quanto a história de seus proprietários. Tanto a fachada como o interior registram diferentes épocas e tendências. Para se ter um ideia, em 1720 a construção medieval foi completamente reformada e transformada em um palácio barroco com características francesas.

No século XIX, o jardim de estilo francês cedeu lugar a um parque nos moldes ingleses. Em 1939, este belo castelo foi tombado pelo Patrimônio Histórico. Desde 1957, o castelo Bottmingen, que abriga um restaurante e tem vários cômodos abertos ao público é propriedade do cantão de Basiléia.

Château Chillon

Château Chillon

O Chateau Chillon

O Chateau Chillon, localizado em Montreux e construído sobre uma ilha no lago de Genebra, carrega a fama de ser o mais famoso dos castelos suíços. O castelo Hallwyl, no vale Seetal, no cantão de Aargau, é considerado o mais belo. Ambos atraem um sem-número de visitantes e fazem parte dos passeios obrigatórios de todas as escolas suíças.

O grandioso complexo do Chateau Chillon, com sua torre principal, inúmeros cômodos mobiliados, muralhas, depósitos de armas e uma capela dedicada a São Jorge, transporta o visitante para épocas passadas e aguça a sua imaginação. O chateau, inteiramente mobiliado em estilo original, é considerado o registro mais completo e fiel de uma fortaleza medieval.

Castelo Hallwyl

Exposições temáticas são a principal atividade no Castelo Hallwyl, que, segundo determinação registrada na certidão de doação do castelo (de 1993) – que agora é propriedade do cantão Aargau -, deve privilegiar temas ligados à história da nobre família Hallwyl.

Este castelo também tem um passado histórico muito rico. Após restauração, o castelo é cenário para a apresentação de diversos eventos.

Em agosto de 2003, Hallwyl foi palco para a ópera “Entführung aus dem Serail”, de Mozart.

Mesmo no século XXI, em plena era tecnológica, os castelos e as fortalezas medievais não perderam nem um pouco do fascínio que sempre exerceram sobre o homem. Eles estão aí, circundados por água, embelezando a paisagem e, como símbolos da transitoriedade histórica, construindo pontes entre o passado e o presente.

Swissinfo, Brigitta Javurek
Traduzido por Fabiana Macchi / Edição: Naira Amorelli.

Matéria extraída na íntegra de Swissinfo.ch

Abaixo links de alguns artigos sobre cidades/vilas medievais que publicamos no Portal Embarque na Viagem:

Vamos falar sobre cidades medievais?

Coimbra é pura inspiração

Que tal fazer um cruzeiro pela Grã-Bretanha?

Guimarães – A identidade Portuguesa, com certeza!

Na Rota das Lendas Escandinavas

A Hungria que inspira grandes romances

A Florença medieval que você precisa conhecer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *