Gastronomia etc.

Cidade Maravilhosa vai se transformar na capital dos sabores com o Rio Gastronomia

 

Terceira edição do evento levará ao público diversas experiências gastronômicas e atividades ligadas à arte, música e cinema 

rio_gastronomia

Apaixonada confessa por gastronomia, este ano não terei como ficar de fora do Rio Gastronomia que está caprichando na sua programação. Com uma maratona pelos sabores, cultura, história, cinema, arte e turismo gastronômico, o que não vai faltar é opção para os amantes da boa mesa. Afinal, os cariocas e turistas merecem a experiência de uma gastronomia diferenciada. Pensando nisso, o jornal O Globo promove entre os dias 15 e 25 de agosto, a terceira edição do Rio Gastronomia. O evento mostra para todo o país que a Cidade Maravilhosa, além de ser famosa por suas lindas praias, samba e hospitalidade, também é a capital dos sabores, paladares e aromas. Nesta edição, o público poderá mais uma vez desfrutar de diversas atividades ligadas à gastronomia, arte, música e cinema. Com parceria do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes (SindRio) e apresentação da Riotur, o Rio Gastronomia conta com o patrocínio master da CEG e Sebrae, e apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Senac.

Circuito Rio Gastronomia

Entre os dias 16 e 18 de agosto, o público poderá desfrutar gratuitamente do Circuito Rio Gastronomia, que conta ainda com o patrocínio do Azeite Gallo e Zero Cal. O evento terá aulas com chefs renomados, oficinas infantis, shows gratuitos e uma área de convivência com filiais de restaurantes e botecos premiados nas edições anteriores.

A novidade para este ano será a Feira dos Sabores que reunirá 15 produtores do interior do estado. Eles irão expor seus produtos não apenas aos donos de restaurantes, mas também aos visitantes da feira.

Feira acontece paralelamente à realização do Circuito Rio Gastronomia. Pela manhã, o evento será destinado ao setor, com palestras e rodadas de negócios dos produtores com empresários do segmento. À tarde, o evento será aberto ao público, que poderá conhecer e comprar os produtos expostos. A Feira dos Sabores contou com o apoio da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio de Janeiro para a escolha dos produtores participantes.

 

Roteiro gastronômico para todos os gostos 

Os melhores restaurantes do Rio apresentarão mais uma vez cardápios especiais elaborados por seus chefs. No total, mais de 440 estabelecimentos participarão do Roteiro Gastronômico.

Para este ano, será feito um treinamento das equipes de funcionários dos restaurantes participantes do Roteiro. Com parceria do SindRio, os 60 primeiros inscritos receberão treinamento e informações sobre o projeto Rio Gastronomia. Além disso, haverá uma campanha de incentivo, que premiará o garçom que mais vender os menus do Rio Gastronomia em cada um dos estabelecimentos participantes.

RioShow

Selo Verde

Desenvolvido através da parceria entre O Globo, o Instituto Maniva e o SindRio, o selo Verde vem levantar a questão da sustentabilidade e da chamada economia verde no setor de hospedagem e alimentação, considerando que o acesso a informação é essencial quando o assunto é alimentação saudável e sustentabilidade.

Lançado nesta edição do Rio Gastronomia, o selo identificará os menus do Roteiro Gastronômico que possuem algum produto de origem agroecológica em sua composição. Além deste critério, os restaurantes que receberam este selo exercem alguma prática sustentável. Estas vão desde práticas que evitem o desperdício àquelas que resultam no cuidado com os resíduos, como a separação do lixo para reciclagem ou coleta do óleo utilizado, por exemplo. Esses foram considerados critérios mínimos de gestão ambiental e consumo agro ecológico.

RioShow                                                      

Cozinha Show

Mais uma vez, a já tradicional Cozinha Show levará ao público uma experiência gastronômica inesquecível. A cozinha itinerante do Rio Gastronomia irá percorrer diversos pontos estratégicos da cidade e levará aos participantes aulas de culinária com as maiores referências da gastronomia. Para embarcar no caminhão da Cozinha Show, foram convidados os chefs Rolland Villard, Samantha Aquim, Roberta Ciasca, David Hertz, José Hugo Celidônio, Frederic Monnier, entre outros. A primeira aula acontecerá no dia 19 de agosto, na Praça XV, com participação de Thomas Troisgros, do restaurante Olympe. Ao todo serão ministradas mais de dez aulas no Rio.

 

Pelas Ruas do Brasil 

A partir do dia 21 de agosto, os mais variados sabores das cinco regiões do país estarão disponíveis ao público, a preços acessíveis, no Pelas Ruas do Brasil. Com o tema “biomas brasileiros”, as barraquinhas serão montadas em pontos de grande circulação da cidade e servirão por cinco dias pratos como “Peixe com farofa d’água”, “Baião de dois”, “Mexidinho de Pupunha”, “Caribeu” e “Feijão Campeiros com Farinha Torrada”.   

 

Delícias de História e Cinema com Gosto

O Rio Gastronomia oferecerá um passeio pelas histórias da cidade recheadas de sabores e humor. O roteiro, guiado pelo jornalista e historiador Milton Teixeira, contemplará diversos pontos da cidade, entre eles, o Maracanã.

O cinema também não pode ficar de fora do Rio Gastronomia. No Cinema com Gosto, serão exibidos filmes relacionados ao tema na Casa de Cultura Laura Alvim e, após cada sessão, os cinéfilos de plantão poderão participar de uma degustação temática.

As inscrições para os eventos descritos serão feitas através de Concurso Cultural.

 rio-gastronomia-3

Feijoada Nota 10

O concurso cultural Feijoada Nota 10 promete movimentar as quadras das escolas de samba mais tradicionais do Rio de Janeiro e revela qual delas é a mais saborosa no mundo dos sambistas. A entrega do prêmio será realizada em uma grande festa no dia 25 de agosto, no Jockey Club.

 

Merenda com os chefs 

Como tornar as refeições das escolas municipais mais atrativas para os estudantes? Pelo segundo ano consecutivo, o Rio Gastronomia promove oficinas que reúne Eco-chefs, nutricionistas do INAD (Instituto de Nutrição Annes Dias) e cozinheiras de escolas municipais. Com o projeto, novas receitas são criadas a partir de ingredientes já utilizados pelas escolas. O objetivo é trazer mais sabor e saúde na alimentação de crianças e adolescentes. Para este ano, foi definido que os temas principais serão as hortaliças e temperos.

 

Banquete na Roça

O Banquete na Roça, novidade para esta edição, levará no dia 25 de agosto um grupo de 50 convidados para um almoço em uma plantação de orgânicos no Brejal, em Petrópolis. A atividade, desenvolvida pelos Eco-Chefs, tem como objetivo reforçar o conceito da conexão de gastronomia com a sustentabilidade.

Arte de Rua

A gastronomia também vai ser representada através de intervenções urbanas e instalações temporárias em dois pontos da cidade. O público do Rio Gastronomia poderá conferir uma exibição com obras de diversos artistas que serão expostas na Lagoa Rodrigo de Freitas no Parque do Cantagalo, entre os dias 9 e 11 de agosto. Já na semana seguinte, no período de 16 a 18 de agosto, será a vez do Parque de Madureira receber as peças. A exposição será gratuita e contará com a presença dos artistas no local.

Guia para os turistas 

Os melhores botequins da Cidade Maravilhosa estarão nas páginas da nova edição do Guia de Botequins. No total, 50 bares da cidade foram eleitos por um júri para fazer parte deste guia bilíngue. O material será distribuído em hotéis, albergues e nos postos de informação da Riotur, o objetivo é auxiliar os visitantes apaixonados pelo Rio a se inserir nesta cultura boêmia.

 

Das ruas para os celulares

Além do site do Rio Gastronomia (www.riogastronomia.com), o Festival também tem um aplicativo exclusivo, a Infoglobo disponibilizará também um aplicativo no qual o usuário terá acesso à lista completa de restaurantes participantes, podendo descobrir os estabelecimentos mais próximos, pesquisar por tipo de cozinha, região e muito mais.  O app também traz uma agenda de eventos, com tudo o que acontece no Rio Gastronomia, como os shows, barracas de comidas típicas, o caminhão Cozinha Show — que viaja pelos bairros do Rio com os chefs mais renomados da alta gastronomia  e as datas e locais das famosas feijoadas das escolas de samba. É possível ainda montar uma agenda de eventos e compartilhar com os amigos pelo Facebook, além de salvar os restaurantes preferidos.

O público pode baixar o app gratuitamente. O aplicativo está disponível para Iphone (Apple Store) e Android (Google Play).

RESOLVA TUDO PARA A SUA VIAGEM AQUI


Publicidade Ⓘ

Seguro viagem com até 15% de desconto!!! Se está planejando uma viagem não esqueça de contratar um seguro!? Clique neste link para encontrar os melhores preços.  ✔ Use o cupom EMBARQUEVIAGEM10 e ganhe 10% de desconto, e para chegar a 15%, faça o pagamento por BOLETO e garanta mais 5%.

 

Apoie o Portal Embarque na Viagem

O seu apoio mantém o nosso Portal vivo. A imprensa tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro. Esse é o trabalho de cada um aqui no Embarque na Viagem e a nossa missão. Mas para isso, nós precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos.

Você pode doar qualquer valor. Basta clicar na bandeira do seu cartão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *