Hospedagem

Accor lança projeto inovador de internet Wi-Fi gratuita para seus hotéis

 

A Accor, líder mundial em operação hoteleira, apresentou uma nova tecnologia para a rede sem fio de acesso à internet em seus hotéis no Brasil e na América Latina. Desenvolvida após dois anos em parceria com a empresa norte-americana Ruckus Wireless e com a Embratel, a solução garante alta velocidade (100 MB) para internet Wi-Fi com alcance em todo o hotel. Com investimento superior a R$ 6 milhões, o projeto fez tanto sucesso que se tornou referência e foi adotado pela matriz da empresa na França.

A nova tecnologia vai ao encontro das necessidades crescentes do público, que demanda cada vez mais qualidade na internet sem fio, seja para o trabalho ou para lazer, a iniciativa é fundamental para o mundo cada vez mais conectado dos dias de hoje. De acordo com a pesquisa Brazilian Hotel Business Guest, 60% dos turistas de negócios acreditam que a internet wi-fi é o item mais importante na escolha do hotel. O mesmo estudo apontou que 70% dos viajantes não se hospedariam novamente em um hotel que ofereça o serviço com qualidade ruim.

Atualmente, todos os hotéis da Accor no Brasil oferecem Wi-Fi gratuito para seus hóspedes no lobby e nos apartamentos, sendo que 52% deles (113 unidades) possuem a nova tecnologia. “A expectativa é cobrirmos todas as 215 unidades da rede até o final de 2013”, ressalta a diretora de TI da Accor para a América Latina, Carla Milovanov. Com a nova infraestrutura, que já está pronta para a tecnologia 4G, as unidades da rede poderão servir até como hotspots para as operadoras de telefonia.

Outro benefício que a plataforma oferece é a integração total com CRM do hotel em médio prazo, trazendo inovações com serviços online para os hóspedes, como menu do estabelecimento, conversas em tempo real com a equipe da recepção e check-out eletrônico. Além disso, o novo Wi-Fi garante redução de energia, economia e diminui o risco de irradiação dos dispositivos.

A nova estrutura de Wi-Fi dos hotéis da Accor utiliza uma matriz de antenas adaptativas e adota uma metodologia baseada em uma série de testes de desempenho que, segundo o diretor regional da Ruckus Wireless, André Queiroz, leva em conta três fatores presentes em hotéis: as taxas de transferência, a relação sinal-ruído e o tipo de aplicação da rede. “Dessa forma é possível oferecer o melhor desempenho possível”, afirma Queiroz.

Esse novo sistema adota padrões de antena diferentes para cada cliente, que se altera caso seja detectado qualquer problema. “Ao encontrar uma interferência a antena inteligente pode selecionar um padrão de sinal com atenuação direcionada para a interferência, eliminando a necessidade de reduzir a taxa física de dados”, explica o diretor da Ruckus. “Vários caminhos diferentes são criados entre o ponto de acesso e o cliente, o que faz com que as frequências do Wi-Fi sejam irradiadas pelo melhor caminho que produz a maior taxa de dados com a menor perda de dados”, completa.

O processo de instalação deste novo sistema leva, em média, cerca de dois dias para estar disponível aos hóspedes. O novo sistema, além de trazer os benefícios citados, auxilia a garantir que a banda contratada pelos hotéis fluirá de acordo e será efetivamente usada. “Oferecemos aos nossos hóspedes links de 100 Mbps e agora com esta nova tecnologia todos poderão usufruir ao máximo de nossa rede Wi-Fi com qualquer que seja o dispositivo móvel compatível”, comemora a executiva da Accor, Carla Milovanov.

Para complementar, o diretor de operações da Accor para a América Latina, Roland de Bonadona, afirma que esta iniciativa está atrelada aos valores da rede hoteleira. “Estamos provendo serviços mais eficientes, funcionais, com ótima qualidade e serviço. Os hóspedes certamente serão beneficiados com velocidade de banda para acessar seus dispositivos móveis em qualquer área do hotel e, ao se deslocarem, a estabilidade da rede continuará a mesma. Tudo isso, sem custo”.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *