Variedades & Tecnologia

O #RockInRio está chegando!!!

Nesta sexta-feira a Cidade do Rock abre seus portões para o público conferir a 13ª edição do Rock in Rio, que acontece nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro, das 14h às 3h. A programação receberá mais de 160 atrações.

A abertura da Cidade do Rock acontecerá durante os sete dias de festival às 14h. Lojas do Village, área VIP, brinquedos, stands e bares funcionarão das 14h às 2h. O encerramento das atividades na Rock Street está programado para as 3h.

O público que chegar cedo e estiver à beira do Palco Mundo, poderá assistir ao seu artista preferido a apenas oito metros de distância. E quem estiver mais ao fundo não precisa se preocupar, pois o som deste gigante se propaga em um raio de 600m.

Além das produções de algumas bandas do Palco Mundo, que contarão com shows pirotécnicos, o próprio Palco Mundo terá, diariamente, seu momento de fogos de artifício. Diariamente haverá 3 momentos de fogos de artifício, na abertura dos portões, apenas com rajadas de canhões para indicar o início da festa; na abertura do palco Mundo, às 18h30; e depois da última banda deste palco a Cidade do Rock presenciará um show de iluminação através de um belíssimo espetáculo no céu da Cidade do Rock.

Pelo segundo ano consecutivo, o Rock in Rio promove, no Brasil, o Palco Sunset. Com a proposta de mesclar estilos musicais, o Sunset garante encontros inusitados entre grandes nomes da música e novos artistas nacionais e internacionais. E, se na edição de 2011 o retorno do público superou as expectativas, este ano o objetivo da organização do Rock in Rio é atrair todas as atenções para um espaço que ganha mais impacto já em suas dimensões: são 44 metros de largura e 22 metros de altura. Somente a boca de cena do palco tem 20 metros, oito a mais que no último festival.

Outra novidade é o horário da última apresentação, que está prevista para as 19h20. Ela acontece no intervalo do primeiro show do Palco Mundo — que vai parar por uma hora para que o headliner do Sunset tenha ainda mais destaque. O Sunset traz para o público o prazer da música associado à possibilidade de aproveitar a Cidade do Rock em sua totalidade.

Grandes nomes da música eletrônica nacional e internacional se apresentam no Rock in Rio 2013. Durante todos os dias, as performances dos DJ’s da Eletrônica acontecem a partir das 22h30 e prometem não deixar ninguém parado até a madrugada. A atração será a última a puxar o “plug off”. Uma das novidades é a participação de nomes importantes da cena brasileira e a outra é o novo layout. O espaço de 40 metros de diâmetro ganha um visual futurista, inspirado na forma de uma aranha robótica, com pilares de 11 metros de altura em forma de patas gigantes e que projetam imagens em uma parede.

Seguindo a tendência mundial, a cena da música eletrônica se renova com novos artistas e sonoridades vindas de influências como funk, rock, afro e pop. Entre os nomes que compõem o line up estão Sweet Beats, Ask 2 Quit Live, Life is a Loop e Otto Knows, Paula Chalup, Mau Mau, Anderson Noise, Triple Crown, Renato Ratier, dOp, DJ Harvey, DJ Ride, Gaslamp Killer, Brodinski, Gesaffelstein, Ferris, Rodrigo Vieira, Dexters, Paul Oakenfold, Flow & Zeo, Guti, DJ Vibe, Loco Dice, Boteco Electro, Maximum Headrum, DJ Marky e Felguk, entre outros.

Sobre o Rock in Rio
O Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento do mundo, contando com 12 edições realizadas no Brasil (1985, 1991, 2001 e 2011), Portugal (2004, 2006, 2008, 2010 e 2012) e Espanha (2008, 2010 e 2012). O festival reuniu 6.511.300 de espectadores, que aplaudiram ao vivo, 968 artistas que passaram pelo evento. Foram mais de 980 horas de música, com transmissão para mais de 1 bilhão de telespectadores, em 200 países pela TV e pela internet.

O Rock in Rio também coleciona recordes nas redes sociais, tendo atualmente mais de 9 milhões de seguidores em todo o mundo – o maior na categoria de festivais de música.

Utilizando a música como linguagem universal, que une as pessoas em todo o mundo, o Rock in Rio é um veículo de comunicação de emoções e causas socioambientais. Um de seus pilares de comunicação é o projeto social Por Um Mundo Melhor. Criado em 2001, no Rio de Janeiro, o projeto já beneficiou milhares de pessoas, no Brasil, em Portugal, na Espanha e em diversos outros países, a partir dos investimentos provenientes da venda de ingressos do evento e das ações promovidas com seus parceiros, que somam US$ 16,6 milhões. Entre as ações desenvolvidas estão a plantação de 119 mil árvores; a construção de uma escola na Tanzânia e de um centro de saúde no Maranhão. O Rock in Rio também formou 3.200 jovens no ensino fundamental, no Rio de Janeiro; colocou 760 painéis solares em escolas de Portugal; montou 14 salas sensoriais em ONGs para atender crianças com deficiências mentais e visuais, dentre muitas outras iniciativas. Em 2011, as ações do projeto “Por Um Mundo Melhor” tiveram como mote principal a música como alicerce na formação dos jovens. Através da mobilização da população e de seus parceiros, foram doados 2.200 instrumentos musicais para mais de 150 ONG’s de todo o Brasil que trabalham a música como ferramenta de educação; 10 salas de música instaladas em escolas da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e formação de 30 professores a partir da metodologia “O Passo”; e 40 jovens foram formados em assistentes de luthier (profissionais especializados na confecção e manutenção de instrumentos musicais).

Além disso, desde 2006, o Rock in Rio se compromete a compensar 100% das emissões de CO2 do evento — processo auditado por uma consultoria externa — e a implementar um amplo plano de gestão de resíduos, além de ter investido num plano de redução de emissões, que incluiu um plano de sustentabilidade para a organização, patrocinadores e fornecedores, o qual é aperfeiçoado a cada edição e utilizado até hoje em todos os países onde é realizado, e um prêmio que pretende distinguir os parceiros com uma atitude mais sustentável no Rock in Rio.

O evento, que chega à 13ª edição, tem início na sexta-feira 13 de setembro de 2013 e segue pelos dias 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2013, na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro, (Parque dos Atletas – Av. Salvador Allende, s/n), uma área de 150 mil m2.

Leia também: Vai ao Rock in Rio? Saiba como chegar à Cidade do Rock

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *