Acessibilidade marcou ponto positivo no Rock in Rio

Na última noite do Rock in Rio estivemos acompanhando um dos shows do palco Sunset direito da área destinada ao pessoal que possui algumas deficiências físicas, mobilidade reduzida ou que seja portador de algumas necessidades especiais para verificar como funciona a estrutura destinada a esse público que também esteve presente durante todo o evento.

Hoje sabemos que diversas regulamentações devem ser cumpridas para permitir o livre acesso destas pessoas, garantindo iguais condições de aproveitamento e acesso por toda a área destinada ao evento. Muito além do espaço adequado, os acessos e formas de locomoção devem permitir que um cadeirante, por exemplo, possa circular de forma independente por todos os setores, além de permitir que as pessoas com alguma deficiência não sejam lesadas no que se refere à visão das atrações nos palcos.

Acessibilidade - visão para o palco Sunset

Durante o show que assistimos direto desta área pudemos verificar que a estrutura física era adequada e o entorno também continha vários elementos facilitadores. Os banheiros ficavam localizados a menos de 50 metros, uma grande área de alimentação também estava no entorno, com aproximadamente 20 metros de distância. A área que ficava limitada, separada por grades baixas, estava em um platô de aproximadamente um metro de altura do chão, desta forma, ninguém tinha a visão bloqueada.

Área de acessibilidade no Rock in Rio

Dentro desta área para assistir os shows, tudo funcionava muito bem, no entanto, fizemos algumas observações que pecaram um pouco na facilidade de acesso em outras áreas como a entrada para as lojas que ainda possuíam degraus e não rampas de acesso para cadeiras de rodas, por exemplo. Em diversas lojas e estandes nós conferimos estas falhas. Para circular pela gigantesca área externa, algumas saliências no chão e buracos “camuflados” também foram observados pelos cadeirantes que conversamos. O evento ofereceu acessibilidade em todos os pontos, desde a chegada à Cidade do Rock até os brinquedos, banheiros e locais especiais com visão do palco.

Acessibilidade ponto positivo no Rock in Rio

No geral, no que se refere a estrutura para atender pessoas com necessidades especiais e mobilidade reduzida, o saldo foi positivo com pequenas falhas que poderão ser resolvidas na próxima edição do Rock in Rio, em 2015 que já está confirmada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *