Variedades & Tecnologia

A Onda dos Blogs de Viagem

Muitos empresários, agentes de turismo e gestores de destino ainda torcem o nariz quando o assunto é blog de viagem. Talvez porque ainda têm a imagem de um produto caseiro, sem profissionalismo, sem muita importância. Na verdade, essas pessoas ainda desconhecem o universo da blogosfera e não dão a devida atenção ao “barulho” que os blogs (e seus respectivos autores) estão fazendo no mercado de viagens.

Os blogs começaram como diários virtuais, mas hoje possuem formato, layout e os mesmos recursos dos bons sites. Os blogs de viagem são escritos para os turistas, informando-os sobre os destinos, as atrações imperdíveis, os hotéis e restaurantes de qualidade etc.

Não é de hoje que os blogs de viagem têm atraído milhares de seguidores, interessados nas dicas e opiniões dos blogueiros nos quais confiam. Para se ter uma ideia, existem blogs que recebem cerca de 500 mil visitas em único mês!

E por que os blogs atraem tanta gente? Por diversos motivos. O primeiro é que o blogueiro constrói uma reputação online, ou seja, ele escreve aquilo que realmente pensa sobre os destinos e as empresas turísticas, pois suas viagens são organizadas e pagas por sua conta. Há viagens patrocinadas por companhias aéreas, ou hotéis, claro. Mas, cabe ao autor ser fiel ao seu público e dar a verdadeira opinião sobre o destino/empresa visitado. É essa sinceridade que gera a confiança de seus leitores.

Outra razão do sucesso dos blogs é o próprio amadurecimento dos blogueiros, que acabaram se especializando em determinados destinos (praias, França, Londres, São Paulo, Estados Unidos, etc) ou em determinados segmentos de público, como mochileiros, famílias com crianças, viajantes solitários, turista econômico etc. Essa especialização ajuda os viajantes a organizarem suas férias, como por exemplo, ler dicas de destinos, hotéis e atrativos que agradam a criançada é excelente para os pais, principalmente os de primeira viagem.

Os blogs também permitem que os usuários façam comentários ou esclareçam dúvidas. Ao escrever suas dicas, os usuários estão colaborando com a construção do conteúdo, característica típica do turismo 2.0. Eles gostam de contribuir e compartilhar suas impressões com seus amigos reais e virtuais.

O crescimento do número de blogs de viagem chamou atenção de empresas que visam anunciar nessas plataformas e até do Ministério do Turismo, que reuniu em Brasília, no Dia Mundial do Turismo, alguns blogueiros para participarem de fórum. O próprio Mtur contratou blogueiros para divulgar diversos destinos brasileiros.

Antes de torcer o nariz para o sucesso dos blogs, é bom lembrar que já existiu uma época que a fonte de consulta para viagens internacionais eram os guias estrangeiros (Michelin, Frommers, Rough Guide, etc), que nem eram traduzidos para o português. Hoje todos os turistas são críticos e expressam suas opiniões na internet (comunidades, redes sociais, blogs, etc) e há profissionais que vivem disso. É bom acompanhar as tendências e entender como esses blogs podem contribuir com seus negócios! E como tudo muda muito rápido, difícil dizer se esta é uma onda passageira ou se realmente veio para ficar.

Texto original de Marta Poggi e Borges publicado em 11/09/2013. Se você gostou deste post, leia outras publicações do blog “AGENTE NO TURISMO” em www.agentenoturismo.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *