Variedades & Tecnologia

Algumas dicas para não errar na hora do clique

O assunto agora é para apaixonados por fotografias, como nós, mas ainda se perde entre algumas informações dadas por especialistas ou não. Com a melhoria da qualidade fotográfica dos celulares, muitas pessoas “sacam” seus smartphones cheio de recursos e câmeras amadoras ou profissionais e fazem seus registros mais inusitados pelo mundo. Abaixo, segue uma listinha básica com dicas bem legais para te ajudar na hora do clique.

Naira Amorelli fotografada por Maurício Oliveira

Naira Amorelli fotografada por Maurício Oliveira

·         Problemas de composição não são culpa do aparelho, mas acabam com a maioria das fotos. Não fique disperso tentando colocar elementos demais nas fotos.

·         Defina qual o assunto principal da foto. Dessa maneira você irá valorizar quem esta sendo fotografado. A partir desse instante, coloque o foco sobre ele e faça um enquadramento que deixe o assunto em primeiro plano.

·         Tire a foto da forma convencional e depois aplique efeitos do tipo Instagram na foto para compartilhá-la. Assim você preserva a imagem original.

·         Utilize aplicativos de foto em suas versões pagas. Custando, em sua maioria, menos de R$ 5,00 você terá muito mais opções para produzir uma foto melhor.

·         Evite usar o zoom digital dos celulares. Eles pioram muito a qualidade da imagem. É preferível usar um aplicativo para cortar a foto e ter uma versão ampliada da imagem.

·         Os flashs não são efetivos para distâncias superiores a dois ou três metros. Nessa situação é preferível utilizar um apoio como um poste, banco ou qualquer superfície estável para apoiar o celular e fazer a foto.

·         Use flash em fotos feitas com o sol alto. Perto do meio dia o sol causa sombras muito fortes nos olhos. Nessa situação tire o flash do modo automático e force o seu disparo. As sombras desaparecerão ou serão bastante reduzidas.

·         Embora o ideal para uma foto seja que o sol esteja nas costas do fotógrafo, iluminando as pessoas que serão fotografadas, isso pode causar o surgimento de rugas e olhos “apertados” devido a incidência dos raios nos olhos. Posicione-se colocando o sol em ângulo não direto nas pessoas.

·         Introduza uma escala humana numa foto de paisagem ou arquitetura. Muitas fotos não dão noção da dimensão de um objeto ou paisagem se você não colocar uma refêrencia na qual as pessoas que veem a foto possam fazer uma comparação.

·         Em fotos feitas em interiores que contenham portas e janelas use sempre flash se as pessoas estiverem na frente desses elementos. Caso contrário o celular ou câmera irão escurecer a imagem devido a forte luz que existe atrás delas.

·         Tenha paciência.  Em lugares turísticos, pessoas chegam em grupos. Com a mesma velocidade que chegam, partem. Muitas vezes ficar esperando 5 minutos pode limpar a paisagem e permitir uma foto adequada, sem pessoas atrapalhando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *