Negócios & Serviços

Grã-Bretanha – Um destino para visitar, estudar e fazer negócios

Durante o Workshop Grã-Bretanha que aconteceu em São Paulo nos dias 1º e 2 de outubro e no Rio de Janeiro no dia 3, a equipe do VisitBritain antecipou os planos de divulgação e informou que a quantidade de viajantes brasileiros na Grã-Bretanha aumentou 272% nos últimos dez anos. O evento em três dias realizou 2.800 reuniões de negócios nas duas cidades em que o workshop foi promovido, e 150 operadores e agentes de todo o Brasil puderam conhecer melhor os produtos e serviços de 28 fornecedores da Inglaterra, Escócia, País de Gales e da Irlanda do Norte

Os executivos do VisitBritain Keith Beecham, diretor para Mercados Internacionais que veio ao Brasil especialmente para o workshop, Samuel Lloyd, gerente para a América Latina e Mitsi Goulias, gerente de Imprensa e Relações Públicas, apresentaram os planos do órgão no Brasil e no mundo para os próximos anos, com destaque para as ações da campanha de marketing GREAT, iniciativa do governo britânico para promover a Grã-Bretanha como um grande destino para visitar, estudar e fazer negócios. Eles também deram informações detalhadas sobre o perfil do turista brasileiro que viaja para os países que compõe a Grã-Bretanha.

O VisitBritain é o órgão responsável por promover os atrativos da Grã-Bretanha no mundo – Inglaterra, Escócia e Gales fazem parte do Reino Unido, que conta também com a Irlanda do Norte. De acordo com a entidade, tais países receberam em 2012 mais de 260 mil visitantes vindos do Brasil, que gastaram mais de R$ 800 milhões durante as viagens. Atualmente o Brasil é o 22º país que mais envia viajantes à Grã-Bretanha (68% vão a lazer, 13% para visitar amigos e parentes, 11% para fazer negócios e 8% para estudar), 74% visitam apenas Londres. Os outros destinos na lista de preferência dos viajantes brasileiros são Edimburgo (Escócia), Oxford (Inglaterra), Cambridge (Inglaterra), Glasgow (Escócia) e Liverpool (Inglaterra).

visitbritain

O Brasil vem liderando as taxas de crescimento de viagens à Grã-Bretanha entre os BRICs e tem tudo para continuar assim no futuro“. Keith Beecham, diretor para Mercados Internacionais do VisitBritain, “Queremos também que o turista se sinta bem-vindo. E para isso temos realizados ações como a que foi realizada durante o Rock in Rio, para que o turista em potencial sinta vontade de visitar o local”, explicou Keith Beecham.

A meta é posicionar o Brasil entre os 10 maiores mercados em número de visitantes à Grã-Bretanha, com 450 mil turistas por ano até 2020. O motivo para uma aposta tão otimista está nos sólidos resultados registrados nos últimos anos: desde 2007, o Brasil teve um crescimento acumulado de 97%, bem mais alto do que o da China (25%), Rússia (2%) e Índia (1%). De janeiro a julho de 2013, houve um aumento de 10% nas visitas de brasileiros em comparação ao mesmo período de 2012. As ações para alcançar esse resultado estão divididas em 4 pilares que norteiam a estratégia desenvolvida pelo governo britânico, e a principal meta é atrair 40 milhões de visitantes internacionais até 2020, que deverão gastar 31,3 bilhões de libras (US$ 46,77 bilhões) no país.

Samuel Lloyd, gerente do VisitBritain para a América Latina, contou que o escritório de turismo também está dando enfoque em ações relacionadas a temas que interessam particularmente aos brasileiros, como música, compras e patrimônio histórico. Um dos exemplos foi a parceria que o VisitBritain assinou com o Rock in Rio, por meio do apoio institucional à Rock Street, que teve a Grã-Bretanha e Irlanda como inspiração na edição 2013 do festival. Este foi o maior investimento da história do VisitBritain no Brasil.

Samuel Lloyd, também explicou sobre os 4 pilares que norteiam as atividades da campanha de marketing GREAT, confira no vídeo abaixo:

[embedplusvideo height=”382″ width=”630″ editlink=”https://bit.ly/GDyPWo” standard=”https://www.youtube.com/v/9hdXs6DSHMw?fs=1″ vars=”ytid=9hdXs6DSHMw&width=630&height=382&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep1138″ /]

Lloyd, também informou que o órgão deve focar na melhoria do acesso dos turistas brasileiros aos destinos da Grã-Bretanha. “A partir de novembro, a British Airways vai trocar seu equipamento de forma que a capacidade de passageiros aumentará em 70 assentos. Tenho certeza que essa iniciativa vai ajudar no acesso aos destinos. Temos o planejamento de fazer a mesma ação com outras companhias”, finalizou o gerente para a América Latina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *