Dicas & Destinos

Confira os destinos preferidos dos brasileiros para intercâmbio

 

Pioneiro no Brasil e em sua primeira edição, Mapa criado pela organização de educação intercultural apresenta as escolhas dos brasileiros de diferentes idades

Organização de educação intercultural criada em 1998 e que oferece mais de 700 cursos em quase 40 países – lançou, em agosto, a primeira edição do “Mapa do Intercâmbio”, estudo que apresenta as cidades para as quais os brasileiros mais viajam para estudar idiomas.

Pioneiro no mercado nacional, o Mapa apresenta dados referentes a viagens de intercâmbio realizadas por cerca de 5.000 pessoas, entre adolescentes, jovens e adultos no primeiro semestre de 2013. “Nosso mercado não dispõe de informações tão segmentadas sobre as preferências dos brasileiros. Por isso, fizemos o Mapa com base em nossa experiência e com o objetivo de contribuir para que o setor busque, cada vez mais, melhorar a oferta de cursos e destinos aos intercambistas, nas diferentes faixas etárias”, diz Thiago España, diretor-geral da World Study.

intercambio_cultural

Previsto de ser realizado semestralmente, o levantamento mostra que a Inglaterra é o país preferido por quem quer aprimorar o inglês (27,57% do total), seguido pelos Estados Unidos (22,26%) e pelo Canadá (19,47%) – país que, em 2012, foi o segundo colocado no ranking geral.

Na sequência, aparecem Irlanda (7,62%), Malta (4,63%), Austrália (3,88%), França (3,81%), África do Sul (2,59%) e Nova Zelândia (1,5%). Também integram o ranking, mas com percentuais inferiores a 1%, Espanha, Alemanha, Itália, Argentina, México, Chile, Japão, Peru, Escócia, Irlanda do Norte, Uruguai, Bélgica e Índia. Esses dados revelam, portanto, que mais de 88% dos intercambistas têm interesse em aprender a língua inglesa.

Londres, capital da Inglaterra, é a cidade mais procurada pelos brasileiros, com 13,75% dos intercâmbios, seguida por Vancouver, no Canadá (10,82%), e Nova York, nos Estados Unidos (6,13%).

Escolha por faixa etária
No que diz respeito à faixa etária dos intercambistas da World Study, 47,6% deles estão entre os 23 e 35 anos. Jovens entre 19 e 22 anos ficam na segunda colocação, com quase 28% do total. Pessoas acima dos 35 anos somam cerca de 10%, atrás dos adolescentes de até 18 anos, que atingem aproximadamente 14% do total.

Londres, a cidade mais procurada para intercâmbio, tem entre as pessoas de 23 a 35 anos o segundo maior número de estudantes (5,85%), atrás, apenas, de Vancouver (5,92%). Nova York aparece com 2,93% da preferência na mesma faixa etária, o que equivale à quinta colocação.

Apesar de a Inglaterra gerar a maior procura entre os estudantes da World Study que têm esta idade, atingindo 27,57% do total, distribuídos em 11 cidades, caso, além da capital, Newcastle, Brighton, Bournemouth, Liverpool, Cambridge, Manchester e Oxford, os Estados Unidos contam com 24 cidades que recebem estudantes brasileiros, alcançando um total de 22,26% da preferência – além de Nova York, as que mais recebem intercambistas brasileiros são San Diego, Los Angeles, Fort Lauderdale, San Francisco, Boston, Miami e Washington.

Em número de cidades que recebem estudantes, a Austrália figura na 3ª posição, com dez delas, caso de Sydney, Gold Coast, Melbourne, Brisbane, Byron Bay e Adelaide, entre outras.

Toronto, a capital canadense, é a segunda cidade mais procurada pelos estudantes que se destinam àquele país. Os jovens entre 23 e 35 anos respondem por 3,95% dos intercambistas da World Study para o Canadá.

Entre os jovens que têm entre 19 e 22 anos, que representam 28% dos viajantes da World Study, a preferência é a Inglaterra e a cidade mais procurada é Londres. A capital inglesa também é a preferência dos que têm mais de 35 anos (10% do total de estudantes).

Já os adolescentes até 18 anos – que somam 13% dos intercambistas da empresa – o destino preferido é a cidade de Vancouver.

Sobre o Mapa do Intercâmbio

Criado pela World Study a partir de estudo aprofundado do perfil e  preferência dos viajantes brasileiros, embarcados pela empresa para os cinco continentes entre janeiro e junho de 2013, o Mapa do Intercâmbio é uma iniciativa pioneira no mercado nacional.

Previsto de ser divulgado semestralmente, o estudo compreende, nesta primeira edição, 5.000 mil pessoas com idade a partir de 12 anos.

Sobre a World Study

Criada em 1998, em Curitiba (PR), a World Study possui 32  franquias em operação em todas as regiões brasileiras e soma mais de 60 mil alunos embarcados para participar das mais de 700 opções de cursos em cerca de 190 cidades de 40 países.

Dentre os programas oferecidos, além dos cursos de idiomas, estão Au Pair, Estágio no Exterior, Férias Inteligentes, High School, Study and Work, opções de graduação e pós, entre outros.

Paralelamente ao curso de idioma, o aluno pode escolher uma atividade ou uma especialidade em temas relacionados a cursos de formação. Algumas escolas oferecem a opção de incluir aulas de dança, surfe, culinária, moda e business, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *