Variedades & Tecnologia

Eu tenho sotaque!!!

 

É difícil pensar que em um país tão grande e com uma diversidade cultural imensa como é o Brasil, tenha um único sotaque. Isso mesmo, sotaque, pois, há algum tempo, uma frase muitas vezes repetida por algumas pessoas, me chamou muito a atenção: “eu não tenho sotaque”.

O mais interessante é que uma das pessoas que soltou essa “pérola” tem um sotaque bem característico de um lugar localizado no sudeste do país.

A confusão e a generalização também faz parte dos que não têm um mínimo de informação geográfica a respeito do nosso país e definem toda uma região como se fosse um único Estado.

“Eu não tenho sotaque” mostra claramente a falta de conhecimento do lugar em que vivemos e, mais ainda, do país no qual vivemos.

Vale lembrar que quando um estrangeiro vem nos visitar, ou viver entre nós, muitos acham o sotaque desta pessoa até “charmoso” e passam, às vezes, até a idolatrar tal pessoa. Nada contra a vinda de estrangeiros para cá, pelo contrário, sou a favor da troca de informações e dos intercâmbios que acontecem entre brasileiros e pessoas de todo o mundo. Tenho amigos fora do país e sinto-me muito feliz quando eles aqui estão.

Na minha opinião é muito bom quando os sotaques se misturam, independente se todos são do Brasil ou de fora do país. Pessoas de várias regiões se juntam para contar suas experiências e trocar ideias.

cultura-brasileiraO sotaque é parte da identidade de cada um de nós. É claro que alguns o perdem quando se mudam muito cedo para outro local ou outra região. Isso é normal. Nas telenovelas isso é muito comum por tratar-se de personagens que estão sendo interpretados. Infelizmente, muitas vezes, uma pronúncia muito carregada não corresponde ao sotaque específico daquele estado. Numa mesma região há uma diferenciação entre os sotaques, se observarmos cada Estado da federação. Neste aspecto algumas coisas que aparecem na nossa telinha passam uma imagem totalmente errada para o povo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *