Variedades & Tecnologia

A música e a dança de Barbados

A música tem um papel marcante na cultura barbadiana. Em qualquer lugar pode-se ouvir uma canção, seja uma banda tocando ao vivo ou proveniente das rádios locais. Até mesmo usar o transporte público é muito divertido. O visitante pode optar por um ônibus onde a música rola solta e algumas pessoas chegam até mesmo a dançar, deixando a viagem no mínimo interessante. Os muitos festivais que ocorrem o ano todo também demostram o quanto é música é importante para o país. O estilo de vida bajan é muito alegre e receptivo, e reproduz em cada cantoria sua energia e sua paixão pela vida.

Barbados

A música internacional tem seu espaço, mas fazem muito sucesso também os ritmos locais. O calypso, por exemplo, traz em suas origens parte da cultura africana e caribenha, tendo influências europeias e norte-americana também. Ela combina a arte de contar histórias, cantar e tocar instrumentos, e normalmente envolve algum tema social, como sátira de acontecimentos políticos, e tem uma batida muito contagiante. Uma competição de música do estilo Calypso é um dos principais eventos no maior festival cultural do país, o Crop Over.

A música soca também é muito difundida por vários artistas barbadianos. Ela originalmente combinou o som melódico do calypso com a música indo-caribenha e alguns instrumentos indígenas, e continua incorporando elementos de diversos ritmos musicais até hoje. Seu nome é uma combinação da palavra inglesa soul, que significa alma, e calypso, e a música é muito vibrante.

Visite Barbados e se contagie com a animada música barbadiana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *