Variedades & Tecnologia

Exposição "CAZUZA mostra sua cara" acontece no Museu da Língua Portuguesa em São Paulo

 

Rebelde e contestador, Cazuza encarnou a figura do jovem de sua época: vivia de forma intensa e queria mudar o mundo. Entretanto, soube como poucos transformar sentimentos e paixões em poesia. Seus versos fortes e sua personalidade irreverente marcaram a história da música brasileira e vêm influenciando gerações até hoje.

O Museu da Língua Portuguesa presta, pela primeira vez em sua história, através de uma mostra temporária, homenagem a um criador que se destacou como compositor e não como escritor. A exposição “CAZUZA mostra sua cara”, tem curadoria do arquiteto e cenógrafo Gringo Cardia.

A mostra apresenta Cazuza como um dos expoentes da canção popular, que soube unir a tradição escrita à oral, fazendo a poesia circular livremente do livro para a música. A mostra pretende fazer o visitante embarcar em uma viagem pela obra e vida do artista, fazendo-o sair do eixo, envolver-se e emocionar-se.

Cazuza

A face política de Cazuza, autor de canções como “Brasil” e “Ideologia”, também ganha espaço na exposição. A geração do artista vivenciou o período da ditadura e participou intensamente do processo de abertura política do país. Nos anos 1980, ainda com a censura atuante, a bandeira do rock era levantada como manifestação do inconformismo. Nesse contexto, a figura libertária e a linguagem coloquial de Cazuza falavam diretamente à garotada, que transformava seus versos em slogans, em palavras de ordem. É por esse viés político que a exposição pretende conectar o compositor com os jovens de hoje.

A exposição “CAZUZA mostra sua cara” é uma iniciativa do do Museu da Língua Portuguesa e do ID Brasil – Organização Social de Cultura , do Ministério da Cultura.

“Há dois anos, quando procuramos a Lucinha Araújo com a proposta de homenagearmos Cazuza no Museu da Língua Portuguesa, nossa ideia já era apresentar ao público o trabalho do artista, do poeta e do músico, mas com foco na sua inquietação e no seu inconformismo diante da realidade”, explica Antonio Carlos Sartini, diretor do Museu.

A exposição, que conta com áreas interativas e educativas, está estruturada no primeiro andar do Museu até o dia 23 de fevereiro de 2014.

Exposição CAZUZA mostra sua cara
Local: Museu da Língua Portuguesa – Estação da Luz
Praça da Luz, s/nº, Centro – São Paulo – SP
Horário de funcionamento:
Terças até 22h (a bilheteria fecha às 21h);
De quarta a domingo, das 10h às 18h (a bilheteria fecha às 17h);
Ingressos: R$ 6,00 (seis reais), com entrada gratuita aos sábados e às terças.
Telefone: (11) 3322-0080

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *