Vai viajar? Doe sangue e ajude a salvar vidas!

 

Quem for viajar nesse final de ano, aproveite para fazer a sua doação de sangue, o processo de fracionamento da bolsa de sangue permite que até quatro vidas sejam salvas. A Doação de Sangue não custa nada e Salva Vidas.

Com a chegada do verão, das férias de final de ano e férias escolares, o número de viagens aumentam. Infelizmente, devido ao aumento do tráfego nas estradas o índice de acidentes é elevado, e também o volume de doadores chega a apresentar queda de 30% durante o período de festas.

Essa queda no estoque em fim de ano e feriado causam prejuízos significativos na tentativa de salvar vidas. Quando uma pessoa realiza uma doação, ela ajuda a salvar a vida de até quatro pessoas, graças ao processo de fracionamento da bolsa, que faz a separação das Hemácias, Plasma e Plaquetas, que atendem tipos diferentes de demanda.

Os hemocentros e bancos de sangue precisam manter os estoques para atender as demandas por transfusões dos hospitais, serviços de urgência e emergência. Apesar das campanhas de conscientização quanto ao ato de doar, o número de doadores de sangue está abaixo do esperado no Brasil.

Você é um VIAJANTE SANGUE BOM?

Além de reservar o hotel e programar os passeios, a campanha #ViajanteSangueBom incentiva os viajantes a acrescentar a doação de sangue na lista que inclui itens como “o que fazer” e “o que levar” na viagem. A campanha visa aumentar os estoques de sangue em hemocentros, antecipando a possibilidade de baixa de doações principalmente no período em que a demanda por transfusão aumenta.

“Doar sangue é um ato de solidariedade. A ideia é estimular que mais pessoas procurem os hemocentros e doem sangue regularmente, pelo menos duas vezes por ano”, afirma a Turismóloga, Naira Amorelli, CEO do Portal Embarque na Viagem.

É possível doar sangue nos postos fixos do Hemocentro do seu estado. As coletas também podem ser feitas através das equipes móveis. Para ter mais opções, procure a Secretaria de Saúde do seu estado.

ViajanteSangueBom-campanhaPara doar, é necessário:
– Ter entre 16 e 67 anos (menores de idade em presença de um responsável legal);
– Pesar mais de  51 kg (mulher) e 50 kg (homem);
– Estar em boa saúde e não possuir nenhuma doença crônica;
– Não usar drogas, nem manter relações sexuais de risco;
– Não ingerir bebida alcoólica por 24 horas antes de doar;
– Não fumar por no mínimo uma hora antes e uma hora depois da doação;
– Evitar o jejum e a ingestão de alimentos gordurosos;
– Esperar 7 dias se esteve gripado; 6 meses se tiver feito tatuagem;
– Esperar no mínimo 3 dias se tiver colocado piercing ou brincos;
– Ter em mãos algum documento oficial com foto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *