Dicas & Destinos

Dicas imperdíveis para o fim de ano na República Tcheca

 

Com a chegada do fim do ano, muitas pessoas já planejaram suas viagens ou estão em fase de conclusão e para quem irá viajar para República Tcheca, uma boa opção para curtir o natal é dar uma fugida para conferir algumas das mais tradicionais atrações do país.

Praga Natal

Feiras nas praça, música coral, artesanato, vinho quente nas ruas e ainda muitos concertos, exposições e festivais animam dezembro em Praga. Decorada com uma imensa árvore de Natal, a Praça da Cidade Velha, em Praga, é o ponto mais movimentado do Natal de rua na capital tcheca. É lá também que fica um grande mercado de natal com barraquinhas de artesanato, decorações natalinas, guloseimas – com muitos biscoitos de gengibre decorados e tantos outros doces típicos – e vinho quente.

Mas para quem ama música clássica o programa mais tradicional é o concerto com orquestra, órgão e coral na sala dos espelhos do belíssimo Klementinum, dia 25 de dezembro, quando será apresentada a” Missa Tcheca de Natal”, obra do compositor Jakub Jan Ryba, criada em 1796 . Outro destaque em música é o concerto de Natal com a cantora lírica Eva Urbanová.

Em dezembro acontecerá no Žofín Concert Hall uma vasta agenda de exposições, concertos e apresentações musicais durante todo o mês. Além disso estão programadas também outras atrações não apenas em Praga mas em diversas regiões da República Tcheca.

Boêmia do Sul

Quem estiver na Boêmia do Sul durante o inverno vai poder provar do prato típico dessa região: carpa com salada de batata, lembrando que as melhores carpas do país crescem nos lagos dessa região e são o prato típico das festas, especialmente da ceia de Natal. Uma dica: na “capital da carpa”, T?ebo? – vale a pena provar, no restaurante Šupina as muitas formas de preparar este peixe típico.

centro histórico de ?eský Krumlov_opt

?eský Krumlov, outra cidade da Boemia do Sul, tranquila e com seu ar romântico acontecem vários eventos nessa época e um dos mais disputados é a iluminação da árvore de Natal, acompanhada de coral, presentes para as crianças e serviço de correio para o Papai Noel, além do presépio vivo, com cheiro de doces no ar, na feira de natal da cidade.

Com algumas dicas para curtir a República Tcheca no fim de ano, só não aproveita quem não quiser mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *