Variedades & Tecnologia

Exposição – Os papas em Israel, a Terra Santa – acontece no Cristo Redentor

 

O Rio de Janeiro recebe este mês a exposição “Os papas em Israel, a Terra Santa”. A partir do dia 10, quem passar pela base do Cristo Redentor poderá conferir uma série de painéis com imagens dos papas Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI em visita a locais sagrados para cristãos, judeus e muçulmanos. Para ganhar um carácter ainda mais especial, as fotografias de lugares por onde Jesus passou estarão expostas em uma das maiores esculturas de Cristo do mundo. O local recebe diariamente cerca de sete mil visitantes. Esta é a segunda exposição no monumento, em seus 82 anos de existência.

Organizada pela Embaixada de Israel, a mostra será aberta oficialmente no próximo domingo e fica em cartaz até o dia 20 deste mês.

Papa no Muro das Lamentações“Os papas em Israel, a Terra Santa”

Em 1964, o papa Paulo VI foi a Israel, em visita não oficial, em um período em que o Vaticano e o Estado judeu não mantinham relações diplomáticas – o que só veio a ocorrer em 1993, no papado de João Paulo II.

O papa polonês visitou Israel no ano 2000, em um grande passo para o fortalecimento do diálogo católico-judaico. Ele foi ao Muro das Lamentações e ao Yad VaShem, Museu do Holocausto, em Jerusalém. Foi a primeira vez que um papa visitou os dois locais, de importância central para o judaísmo.

Bento XVI, em 2009, também visitou o Muro e o Yad VaShem. Ele visitou ainda o campo de extermínio de Auschwitz. Após sua renúncia, em fevereiro deste ano, foi saudado em Israel como um amigo que ajudou a promover o diálogo e a coexistência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *