Negócios & Serviços

2014: previsões e tendências por Fábio Lima, Intrip – Experiência de viagem personalizada

 

A convite do Portal Embarque na Viagem, profissionais e políticos compartilham suas visões sobre o que pautará o mercado de turismo no ano que chega, no cenário nacional e internacional.

2014: previsões e tendências por Fábio Lima, Intrip – Experiência de viagem personalizada.

Todo fim de ano é tempo de fazer aquela reflexão sobre o ano que está acabando e pensar no que será feito no ano que vai começar. Mas quais serão as reflexões que o mercado de turismo vai fazer? O que cada um de nós poderá fazer para ajudar o crescimento do setor, quais as oportunidades que os grandes eventos trarão para o país e quais as tendências para 2014?

Acredito que o turismo brasileiro está mudando já faz alguns anos e segue uma tendência, onde a customização das viagens, a busca online por informações, serviços alternativos e o desejo de descobrir mais da cultura local fazem parte do comportamenteo do viajante. Em outras palavras, “personalização” e “experiências” são as palavras que ditarão o turismo.

Por isso no início de 2012 criamos o projeto INTRIP, com produção de conteúdo para ajudar no planejamento de viagens, mas foi somente no final do mesmo ano que nasceu nosso marketplace, onde pessoas e empresas locais podem oferecer experiências turisticas para que o viajante tenha opções diferentes das atividades tradicionais. O site em 2013 entrou em fase beta, iniciou suas atividades com o foco na cidade do Rio de Janeiro mas para 2014 já existem negociações avançadas com parceiros em outras cidades brasileiras. Para seguir a tendência do mercado, o INTRIP terá novas ferramentas onde o usuário poderá customizar seu própio pacote de experiências e terá outros benefícios a medida que for usando o site. Temos ainda o objetivo de ajudar no crescimento do mercado local de cada cidade dando oportunidades e visibilidade para profissionais e serviços alternativos. Estamos também atuando em parceria com diversas entidades de cidades do interior, pois acreditamos na força do turismo nesses destinos alternativos, inclusive faremos parte de um projeto em parceria com o Sebrae-RJ e o Instituto Marca Brasil, chamado “Tours de Experiências”, que tem o objetivo de criar roteiros e experiências temáticas nas cidades participantes. Além disso, em 2014 teremos uma novidade voltado para o público corporativo, o INTRIP oferecerá um serviço personalizado para empresas, onde elas poderão planejar viagens de incentivo com experiências locais, normalmente oferecidas como premiação para seus funcionários ou para clientes especiais.

Esperamos que o mercado receba mais investimentos e que haja cada vez mais parcerias de iniciativa privada e pública para fazer o turismo brasileiro crescer ainda mais. Esse ano já tivemos a boa notícia do recorde de turistas internacionais, passando da marca de 6 milhões de desembarques. Só que esse número ainda é pouco se compararmos com algumas cidades do mundo, Nova York por exemplo, recebeu sozinha mais de 54 milhões de visitantes em 2013 e a ocupação da rede hoteleira por lá chegou a 87%. Muitas coisas em nossa infraesturura precisam mudar urgentemente para recebermos mais visitantes, mas a verdade é que em alguns momentos essas deficiências trazem oportunidades ao mercado. Na hoteleira por exemplo, a falta de leitos e os altos valores das diárias fizeram aumentar a procura por hospedagem alternativa, os aluguéis de temporada crescem cada vez mais. O que o mercado precisa trabahar agora são alternativas para vários setores, buscar capacitação de seus profissioanis e aumentar parcerias com o poder público e privado. A população também precisa ser conscientizada de que cada pessoa passa a ser um agente de turismo da cidade e precisa receber bem o visitante, pois se eles querem conhecer mais da cultura local, visitantes e moradores ficarão cada vez mais próximos e as empresas do mercado turistico precisam enteder isso e aprender a fazer muito bem essa ponte entre eles. No ano de 2014 teremos um grande teste com a Copa do Mundo depois vamos nos preparar para a Olimpíada de 2016 e sinceramente espero que grandes melhorias no turismo aconteçam durante esses eventos e fiquem de legado para o país.

Fábio Lima
www.intrip.com.br
Intrip – Experiência de viagem personalizada.

Brasil-2014

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *