Dicas & Destinos

Dicas para garantir sua segurança na viagem de férias

 

O início da alta temporada marca o tão esperado período de viagem de férias. Os turistas ficam tão ansiosos para conhecer o novo destino que acabam se esquecendo de tomar algumas medidas de segurança durante o passeio. Por isso o especialista em segurança e gerente corporativo do Grupo Protege, Ronaldo Toneloto, separou algumas dicas para garantir que sua viagem de férias seja feita com tranquilidade.

Viagem segura

1. Obtenha referências do hotel no qual vai se hospedar.
2. Em qualquer lugar do mundo, prefira deixar o dinheiro e o passaporte no cofre do hotel a carregá-los consigo.
3. Faça uma cópia do passaporte com o visto ou da carteira de identidade. Em caso de perda dos documentos em viagens internacionais, essas cópias serão úteis na emissão de Autorização de Retorno ao Brasil (ARB), concedida pelo Consulado Geral Brasileiro.
4. Em viagens internacionais, tenha sempre em mãos o endereço e o telefone do consulado ou da embaixada do Brasil.
5. No caso de ausências prolongadas, peça que um parente visite sua casa para demonstrar a presença de pessoas. Abrir janelas, regar o jardim, entrar com o carro na garagem, por exemplo, deixam sua casa mais segura.
6. Só deixe a chave de casa com pessoas de absoluta confiança.
7. Deixe algum telefone de contato com um vizinho, parente ou amigo, para ser informado de alguma ocorrência.
8. Durante as férias, suspenda a entrega de jornais e peça que alguém recolha a correspondência.
9. Tire das tomadas os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos. Em caso de queda ou falta de energia, seu restabelecimento pode danificar os equipamentos e até causar incêndio.
10. Joias, dinheiro, documentos importantes e chaves de veículos estacionados na garagem da residência devem ser guardados em local de difícil acesso.
11. Durante a viagem, não troque dinheiro com carregadores, agenciadores ou desconhecidos que o abordarem em aeroportos e estações rodoviárias ou ferroviárias. Procure casas de câmbio ou bancos autorizados.
12. Quando usar cartão de crédito, não o perca de vista. Exija que seja utilizado na sua presença e confira com segurança o comprovante do vendedor.
13. Ao utilizar veículo na viagem, ou nos passeios, verifique as condições mecânicas e respectivos documentos.
14. Se ocorrer avaria mecânica no veículo, ou troca de pneu, estacione em local seguro, sinalize a operação com triângulo, oriente os passageiros a se posicionarem à frente e longe do veículo, nunca na pista de trânsito.
15. Evite viajar dirigindo à noite por estradas que não conheça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *