Variedades & Tecnologia

O que é Jet Lag?

 

Uma das dúvidas mais comuns para quem está viajando para fora do Brasil pela primeira vez  é sobre o famoso jet lag . Para definir de uma forma simples, podemos dizer que trata-se de uma espécie de fadiga ocasionada por uma viagem muito extensa onde há mudança de fuso horário e o relógio biológico nem sempre “concorda” com o horário local.

Relógio

Todos sentem os efeitos do jet lag?
Sim. No entanto, há pessoas mais suscetíveis, como idosos por exemplo. Entre os sintomas estão dor de cabeça, irritabilidade, fadiga, insônia e ansiedade.

O que posso fazer para amenizar os sintomas?

1. Tente habituar-se o mais rápido possível aos horários locais.
2. Ainda no avião ajuste o relógio de acordo com a hora do destino e procure fazer as refeições por ele. Tenha algo para beliscar, assim você evita ficar em jejum por muito tempo, o que acentua estes sintomas.
3. Na medida do possível, tente também sincronizar seu horário. Se for para um lugar onde é preciso adiantar os ponteiros, procure não dormir muito no avião. Isso ajuda diminuir a insônia.
4. Para dormir bem no avião, facilita ter alguns acessórios como tapa-olhos, pescoceira e tapa-ouvidos.

E depois do vôo?
Nos primeiros dias em um novo lugar tente se expor mais à luz solar. Ela vai dar ao seu cérebro a noção certa sobre os períodos do dia – e isso ajuda a regular o sono.

Quanto dura a sensação de jet lag?
Os sintomas manifestam-se até 24 horas depois do desembarque e, calcula-se, duram em média um dia para cada dois fusos cruzados.

Tenha paciência e procure não pensar muito nisso durante a viagem. Tente se divertir ao máximo tendo a certeza de que vai aos poucos se recuperando, o que não dá mesmo para recuperar é o tempo perdido.

Aproveite e boa viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *