Viajante Sangue Bom vista a Fantasia da Solidariedade

De acordo com o Ministério da Saúde, menos de 2% da população doa sangue com regularidade.  Durante o período do Carnaval, o comparecimento de doadores, que já é irregular, diminui ainda mais.  As doações voluntárias nas duas semanas que antecedem o Carnaval chegam a cair 70%.

Vai viajar? Vai curtir o Carnaval? Doe sangue e ajude a salvar vidas!

Viajante Sangue Bom, graças a você o número de doadores no Brasil vem crescendo, mas isso ainda não é suficiente para manter os estoques, já que muitos bancos de sangue estão em situação crítica. O Hemorio informou que apenas 900 pessoas compareceram ao hemocentro para doar sangue nas últimas duas semanas, desde o dia 10 de fevereiro. De acordo com o Instituto, o mínimo necessário para manter estoques para o carnaval é de 1500 doações neste período. Como alerta o Hemorio, que lançou a 11ª edição da campanha “Vista a Fantasia da Solidariedade”, em épocas festivas, as demandas emergenciais aumentam, pois mais acidentes acontecem.

Segundo o Hemorio, a campanha tem o objetivo de incentivar que ao menos 300 pessoas doem sangue por dia, principalmente até o início dos festejos.

ViajanteSangueBom-campanhaPara doar sangue é preciso estar bem de saúde, ter entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50 kg. Não é necessário estar em jejum. A única recomendação é evitar alimentos gordurosos antes da coleta. Interessados devem se apresentar com um documento de identidade.

O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, número 8, no Centro do Rio, ao lado do Campo de Santana. A unidade está aberta todos os dias, incluindo sábados e domingos, e todos os dias de Carnaval, das 7h às 18h. O Instituto é responsável por abastecer com sangue e derivados cerca de 180 unidades de saúde, entre elas, as grandes emergências, maternidades e UTIs. Os doadores podem também ir à 26 unidades de coleta de sangue coordenadas tecnicamente pelo Hemorio, como o Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, Hospital da Posse, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, Hospital Geral de Bonsucesso e o Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio.

É possível doar sangue nos postos fixos do Hemocentro do seu estado. As coletas também podem ser feitas através das equipes móveis. Para ter mais opções, procure a Secretaria de Saúde do seu estado.

Você é um VIAJANTE SANGUE BOM?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *