Variedades & Tecnologia

Onze museus de Lima que merecem a sua visita

São mais de cinco mil anos de história em território peruano, contada por meio de acervos que reúnem tesouros pré-colombianos e contemporâneos.

Como toda grande capital no mundo, Lima, no Perú, oferece uma variedade riquíssima de museus até mesmo para o turista mais experiente e exigente. São locais que guardam tesouros de um país de história e cultura milenares, muito além do Império Inca, que em si já data de 1200 até a invasão dos conquistadores espanhóis e morte do imperador Atahualpa, em 1533. Museus como o MALI e o Larco, por exemplo, remontam a até três mil anos e cinco mil anos em território peruano, respectivamente.

Então, para facilitar, fizemos uma seleção de 11 museus imperdíveis durante a sua visita a Lima – cuja história também é anterior à presença colonial, sendo o seu centro histórico Patrimônio Cultural da Humanidade, pela UNESCO.

Prepare-se, porque estes acervos limenhos vão lhe transportar para culturas pré-colombianas, mas também para o que há de mais atual em arte no país, a exemplo do que é possível encontrar no Museu de Arte Contemporânea, o MAC. Aproveite!

Mali. Foto Divulgação Promperú

Mali. Foto Divulgação Promperú

1. Museo de Arte de Lima – MALI É o lar de uma coleção de mais de 12 mil obras, que vão desde o período pré-colombiano até o presente. Suas galerias permanentes ocupam cerca de cinco mil m² e oferecem uma pesquisa de três mil anos de arte no Perú. As galerias temporárias destacam exposições nacionais e internacionais. Já o prédio que abriga o MALI, conhecido como Palácio de Exposições, merece atenção à parte: é exemplo da arquitetura em ferro do século 19 na América Latina, tendo sido o primeiro da região construído expressamente para abrigar exposições de grande escala.

2. Museo Larco Fundado em 1926 pelo arqueólogo peruano Rafael Larco Hoyle, o Larco oferece em suas galerias um verdadeiro panorama de cinco mil anos de história do Perú pré-colombiano. Rodeado por jardins, está instalado em um casarão que data o século 18, único em seu gênero. A construção, por sua vez, foi erguida sobre uma pirâmide pré-colombiana do século sete. Privado, o Larco apresenta uma coleção de ouro e prata do Perú antigo, assim como uma famosa coleção de arte erótica, que todo ano atrai centenas de turistas. É um dos poucos museus no mundo em que os visitantes podem conhecer seu depósito e apreciar os 45 mil objetos arqueológicos. E uma novidade: o Larco está aberto todas as noites, até às 22h. Ótima oportunidade para desfrutar da cozinha peruana e internacional no restaurante do local.

Larco Divulgação: PROMPERU

Larco Divulgação: PROMPERU

3. Museo Oro del Perú Assim como o Larco, é fruto de uma coleção privada, de Miguel Mujica Gallo, e da paixão desse homem pela ourivesaria pré-inca do Perú. O acervo reúne mais de sete mil peças, em sua maioria, de ouro, como peitorais, colares, coroas e narigueiras. Mas é possível encontrar também itens em prata, além de cerâmicas e artigos têxteis. As culturas que predominam na coleção são a mochica, chimú e nasca. Os objetos terminam por dar uma ideia de como deveria ser a vida nessas civilizações – a exemplo de facas utilizadas em sacrifícios de animais e cirurgias no crânio, chamada tumis.

4. MATE – Associación Mario Testino Reúne a maior coleção das obras de Mario Testino, fotógrafo peruano reverenciado no mundo da moda. Depois de 35 anos morando fora do Perú, Testino teve a vontade de trazer seu trabalho de volta a sua cidade natal e, assim, contribuir para enriquecer o patrimônio cultural do país. Na coleção permanente é possível encontrar imagens de sessões de foto com artistas de Hollywood, como Brad Pitt e Gwyneth Paltrow, assim como de personalidades mundiais, como a Princesa Diana. O MATE também organiza exposições temporárias e está instalado em um casarão histórico, construído em 1898, do bairro de Barranco.

5. Museo Nacional de Antropología, Arqueología e Historia del Perú Traça a história do país desde o período da pré-cerâmica até o início da República. O acervo inclui a Raimondi Stela, famosa peça sagrada da cultura chavín, uma das primeiras civilizações andinas a ter um estilo artístico reconhecível e que se espalhou. Em granito polido, a Raimondi Stela tem 2,1 m e por sua extensão, inscrições desenhadas. Destaque também para pinturas do período colonial. A construção em que o museu está instalado serviu de casa para os revolucionários da independência sul-americana San Martín, de 1821 a 1822, e Bolívar, de 1823 a 1826.

6. Museo de Arte Italiano de Lima Único museu de arte europeia no país apresenta esculturas, pinturas, desenhos e cerâmicas de artistas de diferentes regiões da Itália. A maior parte da coleção data do início do século 20. Foi dado ao Perú pela comunidade italiana residente no país, por ocasião das comemorações do centenário da independência, em 1921. Sua inauguração, porém, ocorreu em 1923.

7. Museo Cementerio Presbítero Matías Maestro Tido como um dos cemitérios mais interessantes do mundo – como o da Recoleta, em Buenos Aires; o Centennial Park, de Adelaide; o Pere Lachaise, de Paris; e o Highgate, de Londres -, Presbítero Maestro é considerado um local de visita obrigatória. Suas vielas e ruas abrigam mausoléus e tumbas de presidentes, literatos, poetas, médicos, militares, heróis de guerra e mulheres ilustres que marcaram a história do Perú nos séculos 19 e 20. Monumentos e esculturas tumulares de refinada arte destacam-se ao longo da visita.

Catedral. Foto: Divulgação Promperú

Catedral. Foto: Divulgação Promperú

8. Museo Religioso de La Catedral de Lima Distribuído em espaços da própria catedral, expõe esculturas, pinturas e ornamentos de grande beleza. A entrada inclui a visita por todo templo, onde se pode conhecer a tumba do conquistador espanhol Francisco Pizzarro, as capelas laterais, o conjunto de assentos do coro, um dos mais famosos da América Latina, entre outros itens de interesse.

9. Museo del Banco Central de Reserva del Perú Instalado no prédio da instituição, apresenta um panorama da arte no território peruano, do período pré-colombiano do ouro e da cerâmica a uma seleção de telas dos séculos 19 e 20. As aquarelas de Pancho Fierro, no andar superior, são imperdíveis: oferecem uma visão sem paralelo de como as pessoas se vestiam e de suas relações sociais na Lima do século 19.

10. Museo Metropolitano de Lima Não se trata de um museu convencional: conta a história da capital peruana por meio de sistemas audiovisuais, incluindo 3D e 4D. Ali, o visitante quase se converte em um “viajante do tempo”, ao ser transportado por aparatos tecnológicos para a Lima do passado – até 10 mil anos. O local também conta com salas para exposições temporárias e uma pinacoteca.

11. Museo de Arte Contemporáneo Apresenta uma coleção de arte moderna e contemporânea, nacional e internacional, que data de 1950 até os dias atuais. Fundado em 2013, é o único museu da cidade especializado na difusão da arte desse período, cujas modernas instalações – em vidro e ferro – foram concebidas e acondicionadas para esse fim. Até 14 de abril, é possível visitar uma exposição do artista brasileiro Vik Muniz.

Matéria original publicada na Editoria de Viagem e Turismo do Portal SRZD 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *