Negócios & Serviços

Como chegar na França de trem

Se locomover de trem pela Europa é uma realidade cada dia mais constante, principalmente para turistas que pretendem conhecer vários países em sua viagem. Pensando nisso, resolvemos colocar algumas dicas para facilitar a vida do viajante que está chegando de trem na França e assim otimizar sua viagem.

Confira alguns detalhes importantes e que certamente farão diferença durante sua estadia pelo país.

A SNCF é a companhia ferroviária nacional e a responsável pela extensa malha que serve as cidades francesas, além de chegar a outros países. Por seus trilhos, circulam trens expressos e os modernos TGV (trens de alta velocidade). Com o moderno TGV, a França fica acessível em poucas horas.

Eurostar

No centro de Paris, há seis estações ferroviárias (ou “gares”, como as chamam os franceses):

– Gare du Nord – trens para Lille

– Gare de l´Est – trens para Reims, Strasbourg e Troyes

– Gare de St-Lazare – trens para Deauville, Lisieux, Rouen

– Gare de Montparnasse – trens para Toulouse, Lourdes e Bordeaux

– Gare de Lyon – trens para Lyon, Chamonix, Marseille e Nice

– Gare d´Austerlitz – trens para Orléans e Blois.

Para se deslocar dos aeroportos de Orly e Roissy-Charles de Gaulle até as estações, utiliza-se metrô, ônibus da Air France, RER ou táxi. É possível fazer sua reserva de bilhetes de trem ainda no Brasil, procure as empresas conveniadas e faça com total segurança e tranquilidade.

Os preços dos bilhetes variam de acordo com o nível de conforto (há duas classes) e horário de partida (horário de pico ou não). Há muitas opções de preços atraentes reservados para os viajantes estrangeiros (Inter-Rail.), que podem ser obtidos a partir do seu país de origem antes de sair.

Informações e Reservas

Raileurope é o especialista europeu. Todos os trens para além dos destinos franceses e os respectivos passes e os bilhetes podem ser comprados online ou através de sua loja.

Rail Europe Travel Centre – www.raileurope.co.uk 

Tel: 0844 848 5 848

1 Regent Street London

SW1Y 4XT (metrô mais próximo Piccadilly Circus)

International Rail – www.internationalrail.com

Tel: 08700 841 410
 

O serviço ultramoderno, de alta velocidade da Eurostar, viaja de London St Pancras Internacional ou Internacional Ebbsfleet em Kent direto a Paris ou Lille. A Eurostar também oferece serviços diretos para Disneyland Paris e para os Alpes franceses. Certos serviços também servem Ashford International em Kent e Calais-Fréthun.

Eurostar Plus

Pegue o Eurostar para Paris ou Lille e simplesmente conecte-se com a TGV, rede ferroviária francesa de alta velocidade. Na maioria dos casos, você só precisa fazer uma simples mudança de trem. Você vai chegar ao coração de seu destino escolhido, sentindo-se fresco, relaxado e pronto para desfrutar de sua estadia. É simples e é rápido.

Eurotunnel

O Eurotunnel é o operador mais rápido para cruzar o Canal, levando apenas 35 minutos para atravessar o Canal da Mancha. Esta opção permite que você chegue à França de trem com seu carro, dando-lhe a liberdade para explorar a França em seu próprio ritmo e no conforto de seu próprio carro. O trem Eurotunnel opera entre Folkestone (Inglaterra) e Calais (França).

Trem de alta velocidade (TGV)

Com uma velocidade média de 300 quilômetros por hora, o TGV é o orgulho tecnológico da França. Seguro, pontual e confortável, permite viagens aos centros urbanos em tempo recorde: Paris-Lille em 1 hora, Paris-Marselha ou Paris-Bordeaux em 3 horas, Paris-Rennes em 2 horas. Observe que a reserva é obrigatória, mesmo que seja logo antes da partida.

Para saber tudo sobre a rede ferroviária de alta velocidade: TGV ou RailEurope

eurostar630

InterRail

O InterRail Pass tem sido sempre o companheiro perfeito para quem explora a Europa, pois fornece uma maneira divertida e econômica para ver tudo o que a Europa tem para oferecer. Visitantes da França podem comprar um InterRail Pass França a preços a partir de £ 90. Os principais benefícios do passe são: a capacidade de escolher as datas da viagem no prazo de um mês, permanecendo em um país com o Country Pass, ou, para o Global Pass ilimitado em primeira ou segunda classe de viagens dentro de um mês, entre 30 países europeus. Tarifas com desconto especial estão disponíveis em serviços Eurostar de Londres ou a Paris Ashford ou Lille; consulte a disponibilidade de tarifas antes da viagem prevista.

Descontos e promoções em museus e outras atrações turísticas também estão disponíveis; confira sempre as informações de InterRail para as ofertas atuais.

Autotrain

Aproveite a experiência de levar o seu próprio carro nas férias – sem o incômodo de ter que dirigi-lo até lá. A maneira mais fácil de levar o seu carro para vários destinos em toda a França, em qualquer época do ano é por meio do AutoTrain. Dirija até Paris, coloque seu carro no vagão do trem para transporte de veículos e siga em frente. Viaje de dia ou durante a noite em um trem de passageiros separado, onde você pode relaxar em uma escolha de beliche ou cama. Depois, basta apanhar seu carro quando chegar lá – sem viagens de carro cansativas, pedágios caros, ou excesso de paradas para descanso. Os serviços operam para Avignon, Bordeaux, Brive, Fréjus / St Raphaël, Lyon, Marseille, Narbonne, Nice, Toulon e Toulouse.

Reservas e informações – www.raileurope.co.uk 

Tel: 0844 848 4050

Provence630

Observações importantes

– Você deve sempre validar o bilhete antes de entrar em seu trem (máquinas de perfuração de bilhetes amarelas ou laranjas localizadas no final das plataformas). Se isso não for feito, você deve informar imediatamente ao inspetor de bilhetes, assim, você evita a multa.

– O check-in da Eurostar é de pelo menos 30 minutos de antecedência. Além desse tempo, os passageiros não estão autorizados a embarcar no trem.

O fato é que os trens continuam sendo a maneira ideal para descobrir a França. Seja para chegar a vibrantes cidades ou a charmosos vilarejos em um período curto de tempo, ir de trem é a escolha mais conveniente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *