Dicas & Destinos

Vamos falar um pouco sobre o Monte Saint-Michel

O Monte Saint-Michel é o terceiro ponto turístico mais visitado da França (perde apenas para a torre Eiffel e o castelo de Versalhes). O local recebe de 3,5 milhões de turistas todos os anos.

Mont-Saint-Michel

O monte é uma ilhota rochosa que fica no centro de uma baía invadida por uma das maiores marés da Europa, com uma amplitude entre a maré alta e a maré baixa de até 15 metros. No monte Saint-Michel foi erguida uma bela abadia.

O monte era ligado ao continente através de um istmo natural que era coberto pelas marés altas. Ao longo dos séculos a planície alagável em torno foi sendo drenada para criação de pastagens, reduzindo a distância do rochedo à terra, e o rio Couesnon foi canalizado, diminuindo seu aporte de água e acelerando o assoreamento da baía. Em 1879 o istmo foi reforçado e tornou-se uma passagem seca perene.

Abbaye du Mont Saint-Michel4

Atualmente Monte Saint-Michel fica cercado de água, durante as grandes marés equinociais, apenas 53 dias por ano e apenas durante algumas horas. Em 2005, foram iniciadas obras na baía que permitirão, até 2015, reestabelecer ao Monte Saint-Michel sua condição natural de ilha.

Ruelle du Mont-Saint-Michel450

Ao abrigo de muralhas dos séculos XII e XV, no vilarejo local há muitas casas consideradas monumentos históricos, pequenos museus e lojas.

borda3História do Monte Saint-Michel

Acredita-se que a história da abadia do monte Saint-Michel começou em 708, quando Aubert, bispo de Avranches, mandou construir no monte Tombe um santuário em honra a São Miguel Arcanjo (Saint-Michel). No século X os monges beneditinos instalaram-se na abadia e uma pequena vila foi-se formando aos seus pés. Durante a Guerra dos Cem Anos, entre França e Inglaterra, o Monte Saint-Michel foi uma fortaleza inexpugnável, resistindo a todas as tentativas inglesas de tomá-la e constituindo-se, assim, em símbolo da identidade nacional francesa. Após a dissolução da ordens religiosas ditadas pela Revolução Francesa de 1789 até 1863 o Monte foi utilizado como prisão. Declarado monumento histórico em 1987, o local está desde 1979 na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.

[embedplusvideo height=”450″ width=”630″ editlink=”https://bit.ly/1d8oVLN” standard=”https://www.youtube.com/v/vjvjQPdTtRU?fs=1″ vars=”ytid=vjvjQPdTtRU&width=630&height=450&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep7901″ /]

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *