Variedades & Tecnologia

Documentos de Viagem

Ao planejar uma viagem, além das passagens, hospedagem e todo o roteiro, é importante checar a necessidade de certos documentos, principalmente no caso de destinos internacionais, a fim de evitar problemas no embarque ou desembarque.

Passaporte Foto Divulgação 468x265

Confira os documentos necessários para cada tipo de viagem

Em voos nacionais, é necessário apresentar ao menos um documento de identificação válido. Pode ser seu RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira Profissional ou, para pessoas com idade entre 0 e 18 anos, a Certidão de Nascimento. Atenção aos menores que viajam sem a companhia dos pais ou guardiões legais, pois estes precisam apresentar uma autorização específica autenticada.

Para viagens internacionais, as exigências mudam de acordo com o destino. Países da América do Sul, como Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Peru e Bolívia, devido a um acordo do Mercosul, não requerem a apresentação de passaporte. VocÊ pode apresentar somente a carteira de identidade ou CNH, desde que estejam em bom estado e tenham no máximo dez anos de emissão. Já Certidão de Nascimento nestes casos não é válida para menores de idade sendo então necessário o passaporte.

Em viagens para os demais destinos do mundo, é necessário contar com um passaporte válido e verificar a exigência de vistos consulares, que devem ser marcados com bastante antecedência. Existem países onde a procura é grande e que acabam sendo mais rigorosos na concessão. Por isso, é importante confirmar as exigências do país antes de comprar a passagem para não gastar dinheiro á toa. Muita gente compra a passagem e depois pede o visto achando que passagem comprada é sinônimo de garantia de conseguir o visto. Essa informação não é correta.

Alguns países ainda exigem que o turista tenha se vacinado recentemente contra doenças específicas. As mais comuns são contra a Febre Amarela e a Tríplice Viral. Então fique atento a mais este detalhe.

Lembre-se de levar com você, na sua bolsa a documentação completa para comprovação de reservas de hospedagem. Com tudo em mãos, fica mais fácil de aproveitar a viagem sem surpresas desagradáveis.

Agora é só relaxar e aproveitar.

Boa viagem!!

Matéria original publicada na Editoria de Viagem e Turismo do Portal SRZD 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *