Dicas & Destinos

Mega feriadão se aproximando, que tal visitar a cidade de Tiradentes-MG?

Com esse mega feriadão se aproximando, que tal mergulhar um pouco na história e visitar a cidade de Tiradentes, em Minas Gerais?

A cidade teve seu apogeu durante o ciclo do ouro, no começo do século 18. O heroico Tiradentes nasceu na região em terras que hoje pertencem ao município vizinho, Ritápolis. Depois do fracasso da inconfidência e com a decadência da mineração, a vila caiu no esquecimento.

Nos anos 70 começou o chamado “segundo ciclo do ouro”com a chegada de forasteiros e consequente renovação urbana e o crescimento do turismo na região. Na década de 80 houve um massivo investimento na restauração da cidade, retirando inclusive os postes de luz que desfiguravam a arquitetura colonial.

A cidade foi cenário de várias novelas e minisséries e possui muitas atrações para toda a família. Um passeio a pé é a melhor maneira de conhecê-la, assim, prefira tênis ou sandália de borracha para não torcer o pé no calçamento de pedra irregular. Outra opção muito legal é o passeio de Charrete que percorre os principais pontos turísticos do centro histórico.

Tiradentes possui uma grande variedade de produtos artesanais á venda nas lojinhas. São objetos de decoração, vestuário, doces e compotas, queijos, salames… muita coisa linda e gostosa que certamente agradará diversos perfis de turistas.

As igrejas da região são uma riqueza à parte. Vale visitá-las calmamente. Se puder, contrate os serviços de um guia local para dar uma mergulhada na história da região.

tiradentes_620x350

Outros lugares muito interessantes que você não pode deixar de visitar são: O CHAFARIZ DE SÃO JOSÉ, A CASA DA CÂMARA, A CASA DE PADRE TOLEDO (casa do inconfidente Padre Toledo onde foi realizada a primeira reunião da inconfidência mineira em 1788), A PONTE DE PEDRA, O LARGO DA FORRA, O POÇO DA MATRIZ E A MARIA FUMAÇA.

Outra grande atração da cidade é a culinária. O destaque vai para pratos típicos como o Tutu á Mineira e a sobremesa “charutinhos de doce de leite e chocolate”. Claro, estando em Minas Gerais, não podemos esquecer dos mais variados tipos de pinga nas cachaçarias da cidade e o famoso e delicioso pão de queijo.

A cidade possui uma estrutura hoteleira bem variada, agradando vários estilos e bolsos dos turistas que chegam à região. Pousadas charmosas e muito bem localizadas são o grande destaque para se inserir na cultura local, afinal, ficar hospedado em casas seculares tem todo um magnetismo e encanto que certamente farão muita diferença na sua viagem.

Resumindo, TIRADENTES é tudo de bom!!! Não deixe de conhecer.

Matéria original publicada na Editoria de Viagem e Turismo do Portal SRZD 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *