Dicas & Destinos

10 Melhores Pousadas em aldeias e vilarejos que ainda não atraíram o turismo de massa

Pode ser que vocês já tenham ouvido falar em Alter do Chão no Pará pelas suas belíssimas praias que aparecem durante o verão, e de Santo André na Bahia, por causa da decisão da seleção alemã de se instalar lá durante a Copa de 2014. Mas aposto que quase ninguém conseguiria colocar no mapa lugares como Moreré, Sagí, Encantadas, Preá ou Icaraizinho de Amontada. Seria um enorme desafio! Uma das coisas que mais gosto de fazer nas minhas peregrinações pelo Brasil é encontrar lugares que, daqui há uns 20 anos, você vai dizer: “Que pena que você não conheceu este lugar há 20 anos atrás!” Bom, nesse artigo, apresentaremos 10 destes lugares, cada um com uma pousada fantástica para você conhecer. E, aproveitem enquanto ainda tem sossego…

1. Pousada Casa Zulu, Icaraizinho de Amontada, Ceará – “Descontraída e aconchegante pousada na praia, perto do centro da vila de Icaraizinho”.

1. Pousada Casa Zulu, Icaraizinho de Amontada, Ceará

Icaraizinho de Amontada é uma tranquila aldeia de pescadores com algumas lojas e dois ou três bares e restaurantes. Um lugar paradisíaco onde só existem praias, dunas, lagoas e o barulho das ondas e do vento. A Pousada Casa Zulu tem um simpático astral internacional e ótimo custo-benefício, o que faz da pousada um lugar perfeito para todo tipo de viajante e, em particular, para os kitesurfistas.

2. Pousada Sossego do Cantinho, Barreirinhas, Lencóis Maranhenses, Maranhão – “Pequena e charmosa pousada bem nas margens do Rio Preguiças”.

2. Pousada Sossego do Cantinho

Barreirinhas é com certeza o melhor lugar para começar a sua viagem aos Lençóis Maranhenses. A Pousada Sossego do Cantinho não fica exatamente na cidade, fica do outro lado do Rio Preguiças, apenas 5 minutos de barco direto do centro ou 15 minutos se você for caminhar e depois pegar a balsa. A proposta da pousada é oferecer total paz e tranquilidade mas, se você quiser, também estará perto dos bares, restaurantes, lojas e das agências de turismo de Barreirinhas. É uma verdadeira jóia rara e um ótimo lugar para relaxar.

3. Chalé Oásis, Galinhos, Rio Grande do Norte – “Divinos chalés em tons pastéis, boa piscina, pertinho do cais”.

3. Chalé Oasis

Galinhos é um pequeno e charmoso povoado localizado num braço de mar. Você só pode chegar lá em buggy desde São Miguel do Gostoso/Natal ou de barco desde o continente. A Chalé Oásis é, sem dúvida alguma, uma pousada charmosa e acolhedora, onde você tem a sensação de tranquilidade por toda parte.

4. Hotel BeloAlter, Alter do Chão, Pará – ”Lindo eco-lodge na praia, perto da pequena cidade de Alter do Chão”.

4. Hotel BeloAlter

Alter do Chão está localizada há 45 minutos ao sudoeste de Santarém, no Estado do Pará, no Rio Tapajós. O lugar é lindo durante todo o ano porém, entre junho e dezembro, na época da seca, belíssimas praias começam a aparecer. Este é um fantástico lugar para relaxar e apreciar a natureza. Se você procura um conforto simples na selva com um montão de coisas para fazer, não poderia encontrar um lugar melhor do que o Hotel BeloAlter.

5. Kite Brazil Hotel, Praia do Preá, Ceará – ”O paraíso para os kitesurfistas: aconchegante pousada com piscina, bem na praia”.

5. Kite Brazil Hotel

A Praia do Preá fica há 294 kms de Fortaleza e mais ou menos 12kms de Jericoacoara, mas é bem diferente em termos de paisagem e astral. Algumas casas, duas ou três lojas, poucas pousadas, alguns bares e uma escola de kitesurf é tudo o que você vai encontrar além da praia que parece não ter fim. O transporte local é feito em buggy, quadriciclo, 4×4 e jardineira porque praticamente todas as estradas são de areia. O Kite Brazil Hotel é o paraíso para os kitesurfistas mas também um lugar perfeito para relaxar, apreciar a natureza ou fazer absolutamente nada.

6. Loin de Tout Guest House, Corumbau, Bahia – ”Elegante pousada na praia da pequena aldeia de pescadores de Corumbau”.

6. Loin de Tout Guest House

Corumbau é um pequeno vilarejo com 400 habitantes situado no sul da Bahia, perto de Caraíva. A Loin de Tout é uma pousada estilo rústico-chic e pé na areia de uma das mais belas praias da Bahia. São quilômetros e quilômetros de areia e um mar calmo cor de esmeralda. Pode ser realmente um longo caminho até chegar à pousada mas, com certeza, valerá à pena.

7. Pousada Fim da Trilha, Encantadas, Ilha do Mel, Paraná – ”Charmosa pousada com excelente gastronomia na Vila de Encantadas”.

7. Pousada Fim da Trilha

Encantadas é o segundo porto mais importante da Ilha do Mel e tem uma população fixa de apenas 1.500 habitantes. Lá, você vai encontrar lindas praias com as montanhas da floresta atlântica ao fundo e descontraídos bares por todo lado. A Pousada Fim da Trilha é uma simpática pousada com um ótimo restaurante onde você irá se sentir completamente mimado!

8. Pousada A Mangueira, Boipeba, Bahia – “Belíssima pousada, rústica-chic, dentro de exuberantes jardins, apenas um minuto da praia de Moreré”.

8. Pousada A Mangueira

São pouco mais de 350 habitantes vivendo em Moreré e a sensação é de uma cidade intocada pelo tempo. Continua sendo uma vila de pescadores com uma pequena escola, um mercadinho, alguns bares e restaurantes. Perto da pousada você encontrará praias fantásticas. A Pousada A Mangueira é uma jóia escondida que oferece um incrível custo-benefício e uma ótima experiência bem relaxante.

9. Pousada Terra Morena, Santo André, Bahia – “8 divinos bangalôs nas margens do rio de Santo André”.

9. Pousada Terra Morena

O povoado de Santo André tem um total de 800 habitantes e é um paraíso tranquilo, quase nenhuma vida noturna, sem TV a cabo e com um wi-fi que nem sempre funciona. Um ótimo lugar para você relaxar e se revigorar longe de qualquer tipo de distração. Na Pousada Terra Morena, será apenas você, a praia, a piscina e o rio!

10. Pousada Sabambugi, Praia do Sagí, Rio Grande do Norte – “Lindas suítes de bambú com vista para o mar e a praia do Sagí”.

10. Pousada Sabambugi

A Praia do Sagí não é um lugar fácil de se encontrar. Com uma pequena população de 800 habitantes, a economia local ainda é baseada na pesca tradicional. Não aparece no Google Maps e o único turismo local é devido às poucas pousadas que existem por lá. A Pousada Sambabugi é um lugar perfeito para se apreciar uma região do Brasil ainda intocada.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *