Hospedagem

Accor apóia a campanha “Não Desvie o Olhar” pelo combate à exploração sexual

Com o aumento do número de turistas no Brasil este ano, em função da Copa do Mundo, surge também o risco do crescimento de casos de  exploração sexual de crianças e adolescentes. Para reduzir esse impacto, o Conselho Nacional do SESI e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) lançam a campanha internacional Não Desvie o Olhar, que é coordenada no exterior pela rede ECPAT (sigla do inglês End Child Prostitution And Trafficking – Fim da Prostituição e do Tráfico Infantil).

No Brasil, a campanha envolverá as 12 cidades-sede da Copa, junto a prefeituras, governos estaduais e parceiros locais. Para alcançar os objetivos, a mensagem da campanha estará presente em todo o percurso a ser realizado pelos turistas, nacionais e internacionais, envolvendo, principalmente, o trade turístico que receberá esse torcedor. Para isso, contará com parceiros de peso como a rede de hotéis Accor. Para a responsável pela área de CSR da Accor, Antonietta Varlese, “essa iniciativa é extremamente importante para sensibilizar os cidadãos brasileiros e estrangeiros quanto a esse crime, alertando sobre as punições cabíveis no país e estimulando as denúncias por meio do Disque 100”.

De aeronaves, aeroportos e hotéis, passando pelos táxis, bares e restaurantes, lá estará o alerta “Não Desvie o Olhar”: denuncie, proteja, vista essa camisa. A ação alertará os turistas nacionais e estrangeiros sobre o crime e as consequências penais para quem praticá-lo, e convocará a todos a denunciarem a exploração sexual de crianças e adolescentes, ligando para o Disque 100.

Segundo o prefeito de Porto Alegre e presidente da FNP, José Fortunati, a campanha pretende aumenta a intolerância por esse crime e reforçar a importância da denúncia. “Combater a exploração sexual infantil e juvenil não deve e não pode ser apenas uma meta ou um trabalho da educação, assistencial social ou saúde. Proteger nossas crianças é um dever de todos nós e precisamos estar atentos para denunciar sempre”, afirmou.

não-devie-o-olhar

Sensibilizar, mobilizar e impactar

A campanha “Não Desvie o Olhar” terá como foco três eixos prioritários:

1. “Sensibilização”, na qual pretende despertar nos torcedores e cidadãos o sentimento de proteção, em relação às crianças e aos adolescentes brasileiros, e de indignação frente à exploração sexual.

2. Para mobilizar a sociedade, o segundo eixo “Convocação” incentivará o cidadão a denunciar o crime, por meio do Disque 100.

3. Pouco antes e durante a Copa, o eixo “Repressão” deixará claro que a exploração sexual de crianças e adolescentes é crime e que será punida. Esse eixo destaca a intolerância em relação ao crime e reforça a importância da denúncia.

Todos os eixos serão desenvolvidos de abril a julho de 2014 e impactarão o público principalmente nas cidades-sede da Copa, em pontos estratégicos de trânsito dos torcedores nacionais e estrangeiros, tais como: táxis, hotéis, bares, restaurantes, aeroportos e aeronaves, estradas e demais meios de maior penetração e afinidade com o público.

Além do Brasil, a campanha também será veiculada em 16 países da Europa, com aporte de recursos da União Europeia (UE): França, Holanda, Alemanha, Polônia, Luxemburgo, Suíça, Bulgária, Bélgica, Ucrânia, Espanha, Romênia, República Tcheca, Reino Unido, Estônia, Itália e Áustria.

Para mais informações sobre a campanha campanha “Não Desvie o Olhar”, acesse: www.naodesvieoolhar.fnp.com.br | www.facebook.com/naodesvieoolhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *