Dicas & Destinos

São Joaquim (SC), a cidade mais fria do Brasil

Já estamos nos aproximando do inverno e está na hora de planejar sua viagem se a intenção é aproveitar o friozinho. Então, que tal pegar umas dicas para curtir um pouco de neve no Brasil?

São Joaquim é uma das poucas cidades onde há neve no Brasil. Neve? É isso mesmo que você leu: neve. A cidade é famosa por ser a mais fria do país e uma das únicas onde esse espetáculo ocorre todos os anos. A paisagem não poderia ser mais propícia a essa temperatura: muito verde, cachoeiras, vinho e boa comida. Já dá pra imaginar a especialidade do lugar, não?

igreja_matriz_sao_joaquim

O charme e o romantismo da cidade são realmente os diferenciais procurados pelos turistas, que podem encontrar excelência na estrutura da cidade. Bons hotéis, ótimos restaurantes, passeios lindos e muita tranquilidade. Fincada na Serra Catarinense, São Joaquim fica a apenas 100 km do litoral.

Serra Catarinense

Lugar ideal para curtir a vida rural, o frio do inverno e o aconchego das pousadas e hotéis-fazenda. É possível praticar cavalgadas, rapel e outros esportes em meio à natureza. Desfrutar um bom churrasco e conversar em volta do fogo de chão são as melhores formas de espantar o estresse.

Ecoturismo, Artesanato, Gastronomia e Informações.

Ecoturismo

As cidades da região têm muitas opções para o ecoturismo e a prática de esportes radicais. O visitante pode fazer rapel em cachoeiras de mais de 100 m de altura, canoagem, cavalgadas por caminhos deslumbrantes, caminhadas ecológicas, vôo livre (asa-delta e parapente), pesca esportiva de trutas, tirolesa, arvorismo, montain bike, montanhismo e expedições. Destaque para a cavalgada na Coxilha Rica, um dos poucos lugares que ainda conservam características originais do antigo Caminho dos Tropeiros, incluindo o único trecho preservado de um corredor de taipa (muro construído com pedras) erguido para evitar a dispersão das tropas.

arvores_que_congelam_no_inverno_foto_paulo_afonso

Artesanato – Existe uma Feira permanente de artesanato e produtos típicos instalada no Pavilhão Comercial do Parque Nacional da Maçã, em São Joaquim. Lá você encontra peças de roupa feitas com lã de ovelha, artesanato em nó de pinho, geleias, licor de maçã, doces, compotas e frutas produzidas no município.

Gastronomia – O churrasco e a comida campeira tradicional compõem o cardápio da culinária local, que inclui o arroz carreteiro, o feijão tropeiro, o pinhão – assado na brasa ou misturado a inúmeras receitas, como a paçoca de pinhão -, a rosquinha de coalhada, o arroz com charque e doces feitos com maçã. Nos últimos anos, a truta – criada nos rios gelados e de águas limpas da região – foi incorporada ao cardápio. A combinação de truta com pinhão é uma refeição surpreendente.

Melhor Época para visitar

A época mais procurada para visitar a cidade mais fria do Brasil é no inverno, com a possibilidade de presenciar nevascas que cobrem os campos e congelam as nascentes. No final de Abril acontece a Festa Nacional da Maçã, período que atrai muitos turistas para ver a florada e colheita da fruta.

Matéria original publicada na Editoria de Viagem e Turismo do Portal SRZD 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *