Esporte & Aventura

Copa 2014: Vacine-se e garanta sua saúde durante o Mundial

A vocação para o turismo que o Brasil possui é inquestionável, a expectativa de visitantes para o período da Copa do Mundo é positiva e animadora. No entanto, a exposição com os turistas também tem seu ponto negativo: a possibilidade de contato com algumas doenças. Por conta disso, é muito importante manter o quadro de vacinas atualizado, especialmente no caso de taxistas, guias de turismo, profissionais do setor hoteleiro e restaurantes, que, provavelmente, serão os primeiros a travar contato com turistas de outros países e também de diferentes regiões brasileiras.

médico

Além da vacina de sarampo, que também previne rubéola e caxumba, é importante se prevenir contra tétano, hepatites A e B e febre amarela. Todas as vacinas mencionadas são oferecidas gratuitamente pelo Ministério da Saúde, exceto a da gripe suína, recomendada apenas para algumas faixas etárias. Com relação à gripe, não existe uma regulamentação governamental, mas vale lembrar que o profissional que irá atender diversas pessoas durante o Mundial da Fifa está dentro de um ambiente de risco, com uma ou mais pessoas que podem estar com gripe. Então, claro que ele é uma pessoa vulnerável e pode exigir a aplicação da vacina gratuitamente.

Para tomar a vacina de hepatite B, recomendadas pelo Ministério da Saúde para pessoas até 49 anos de idade, a de sarampo, caxumba e rubéola, procure um posto de vacinação municipal ou estadual. Você só precisa da sua carteira de identidade para isso, é grátis, e sem hora marcada. A vacina de febre amarela, no entanto, só é disponibilizada para as pessoas que viajam para áreas de risco ou rumo a países que exigem o certificado internacional de vacinação. A lista com os sites das secretarias Municipais e Estaduais de saúde está disponível no link: Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *