Dicas & Destinos

Confira algumas atrações de Caldas Novas – GO

Conhecida no mundo todo por ser a maior estância hidrotermal do planeta, Caldas Novas vive basicamente do turismo. Na alta temporada chega a receber 500 mil turistas, todos em busca de conforto, paz e tranquilidade. Possui uma estrutura de excelência para atender essa demanda cada vez maior de interessados em suas águas de propriedades terapêuticas, que variam de 20 a 60 graus.

Caldas Novas é a maior estância hidrotermal do mundo Fonte MTUR500
A outra grande atração de Caldas Novas é o ecoturismo, uma vez que a cidade está às margens do lago da represa de Corumbá e ao lado da Serra de Caldas. Entre as opções estão o trekking, cachoeiras, serras, fauna e flora de cerrado nativo, paisagens,formações rochosas, riachos em leito de pedra, grotas nas bordas e os chapadões no alto da serra, história e também muita água fria e natureza à espera de aventureiros.

Como você deve ter percebido, toda a energia positiva e mística que as águas lhe passarão, terão lugares e atividades para serem gastas. Isso não quer dizer que você não vai voltar para casa sem se sentir melhor e até mais jovem depois de alguns dias descansando e aproveitando tudo que Caldas Novas tem a lhe oferecer!
Artesanato – Fortemente influenciado pela herança indígena, o artesanato de Caldas Novas tem peças trabalhadas com madeiras, fibras, raízes, folhas, frutos, sementes, cipós e couro. A Feira do Luar, realizada nas noites de sábado e domingo no centro da cidade, concentra toda essa produção.

Caldas Novas Fonte MTUR500

Gastronomia – Nada melhor do que escolher um lugar para viajar e por lá encontrar tudo do bom e do melhor. Preocupada com isso, a cidade de Caldas Novas vem investindo cada vez mais em sua gastronomia, afinal, comer bem é essencial. Gastronomia com base em ingredientes típicos desta região, como é o caso do pequi – fruto típico do cerrado -, palmito de sabor amargo e a jurubeba, fruta típica de lá, com gosto similar ao de uma alcaparra. Depois de se divertir e relaxar nas águas termais, nada melhor do que degustar de pratos típicos da região de dar água na boca. Iniciando a lista dos pratos característicos de Caldas Novas está o famoso Empadão Goiano, recheado com queijo branco, frango, guariroba (palmito amargo), linguiça, carne de porco, batata, cheiro-verde (tempero) e azeitonas. Geralmente, o empadão goiano é servido em cumbucas de barro. Uma delícia!

Melhores Épocas – Em Julho e nos feriados prolongados é difícil encontrar vagas nos hotéis e, portanto, tranqüilidade. De Abril a Junho, com temperaturas mais baixas, a região fica mais calma. Do final de Outubro até o começo de Dezembro a região atrai o segmento jovem, quase que exclusivamente de formandos, que se hospedam geralmente no Hotel Pousada.

Matéria original publicada na Editoria de Viagem e Turismo do Portal SRZD 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *