Gastronomia etc.

Dica gastronômica: Bistrô Mauá no MAR

O menu do Restaurante Mauá, que fica no terraço do Museu de Arte do Rio, destaca a diversidade da cozinha brasileira com muita criatividade. Uma nova versão de pratos nacionais e o uso de ingredientes bem curiosos fazem parte das iguarias criadas pelo chef Marcones Deus.

De suas origens, no norte da Bahia, o chef busca inspiração para receitas usando produtos como carne de sol, queijo coalho, tamarindo, batata baroa, entre outros. Destacando a diversidade da cozinha brasileira com muita criatividade e usando ingredientes bem curiosos, o brasileiríssimo chef se inspirou na criação dos novos pratos do restaurante. Com opções para todos os gostos, o menu vai do Magret de canard com purê de banana da terra, chips de cebola e molho de tamarindo ao Mexidão de mignon do sol, queijo coalho, feijão verde, ovo, vagem, couve e arroz. Para quem gosta de frutos do mar a dica do chef é o Peixe no vapor com leite de coco, vatapá de abóbora, caruru light e farofa crocante. Já o Fettuccine de pupunha com jambu, castanha do pará e molho tucupi é ideal para aqueles que não comem carne. Para começar, as Iscas crocantes de jacaré e as Patinhas de caranguejo com creme de maracujá são alguns dos petiscos exóticos do menu. Entre os pratos principais, destaque para o Nhoque de banana da terra com ragu de rabada, Sakuê (galinha d´angola) com quiabo, legumes e pirão, e para a Língua ao vinho tinto com crocante de cebola roxa e arroz cremoso de palmito.

Camarão em crosta de tapioca ao molho de maracujá e arroz cremoso de queijo de coalho

Camarão em crosta de tapioca ao molho de maracujá e arroz cremoso de queijo de coalho

Outras sugestões do menu são: o Espaguete com Sururu na manteiga de ervas e tomate, perfumado com cachaça, Camarão servido em crosta de Tapioca ao molho de maracujá com arroz cremoso de queijo coalho. As opções mais leves ficam por conta do Carpaccio de carne do sol com abóbora e queijo coalho e as Lâminas de peito de pato defumado com salada exótica de manga e castanha de caju. O destaque da sobremesa lembra a infância, com influência da avó do chef, os Mini bolinhos de chuva com doce de leite e amêndoas.

No espaço do Mauá é possível a realização de eventos, happy-hour, coquetéis e jantares. “Oferecemos um coquetel com base na culinária brasileira explorando ao máximo as nossas receitas com o visual bacana do terraço“, diz Marcones. O projeto da casa foi assinado pela arquiteta Ângela Leite Barbosa com decoração no estilo minimalista seguindo o conceito do museu. Materiais como vidro e madeira foram valorizados na decoração da casa, com capacidade para 84 pessoas.

Mini Bolinhos de chuva com doce de leite e amêndoas

Mini Bolinhos de chuva com doce de leite e amêndoas

Restaurante Mauá – Museu de Arte do Rio – MAR
www.museudeartedorio.org.br
Endereço:  Praça Mauá, 5, cobertura – Centro – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3031-2819
Horário de funcionamento:
Segunda-feira – fechado
Terças, quartas e quintas – de 12h às 18h
Sextas, sábados e domingos – de 12h às 20h

Matéria original publicada na Editoria de Viagem e Turismo do Portal SRZD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *