Dicas & Destinos

A melhor ilha do Caribe segundo Travel+Leisure

Virgem Gorda, nas Ilhas Virgens Britânicas, se consagra como a melhor ilha do Caribe, segundo os leitores da revista norte-americana Travel+Leisure.

Gorda 500

Virgem Gorda, nas Ilhas Virgens Britânicas, se consagra como a “Melhor Ilha do Caribe”, segundo os leitores da revista norte-americana Travel + Leisure, na recente votação World’s Best Awards 2014. No ranking “Melhores Ilhas do Mundo” da avaliação da publicação norte-americana, Virgem Gorda figura entre as Top 10, na posição de #8 frente a tantas outras belas ilhas do mundo. Para a seleção, foram cinco os critérios utilizados pelos leitores: Atrações Naturais/ Praias; Atividades; Restaurantes/Comida; Pessoas e enfim, Preços.

Esse reconhecimento nos motiva. Ainda que a beleza natural de nossas ilhas seja única, nós estamos sempre buscando maneiras de agregar mais à experiência que é passar as férias nas Ilhas Virgens Britânicas“, afirma o Primeiro Ministro do Turismo, Dr. D. Orlando Smith. “Nosso objetivo é reposicionar esse território como um destino prime no Caribe“, adiciona.

Das 60 ilhas que compõem o território das Ilhas Virgens Britânicas, Virgem Gorda se destaca entre as quatro principais (as demais são Tortola, Jost Van Dyke e Anegada), seduzindo os visitantes com sua natureza intocada, luxuosos resorts e iate clubes que ditam o lifestyle sofisticado, porém relax do destino.

gorda

Com pouco mais de 20 quilômetros quadrados, a terceira maior ilha do país e a segunda mais populosa foi batizada em 1943 com esse nome por Cristovão Colombo, que teria comparado sua topografia montanhosa com a silhueta de uma mulher deitada, ou uma “virgem gorda”.

Virgem Gorda é plana e arenosa do lado sul, e ao Norte com vegetação mais densa nas colinas que abrigam o Parque Nacional de Gorda Peak, e condições adequadas para a prática de esportes a vela, pois possui águas protegidas e proximidade a inúmeras pequenas ilhas, como Mosquito, Colquhoun Reef, Prickly Pear.

Na ponta sudoeste fica a praia mais famosa da ilha: The Baths, famosa por seus grandes rochedos de origem vulcânica que se encaixam um no outro formando grutas. A água do mar passa entre as fendas criando piscinas naturais rasas, iluminadas por raios de luz que penetram pelas fendas do teto. As rochas coloridas em tons de púrpura, cinza e rosa e pequenos peixes prateados adicionam beleza ao ambiente.

Virgem Gorda abriga uma série de resorts luxuosos, entre eles o  Rosewood Little Dix Bay, construído nos anos 1960 por Laurence Rockfeller, um dos precursores do movimento ambientalista, além de  Biras Creek EstateBitter End Yacht Club Oil Nut Bay Resort. Pousadas charmosas e villas particulares perfeitas para famílias e grupos, também emolduram a ilha.

A vida diurna em Virgem Gorda é cheia de atrações, como o Rock Café, com cozinha que mescla sabores caribenhos, italianos e mexicanos. O Top of the Baths (situado no topo de The Baths) traz no menu lagostas frescas e o Fat Virgin’s Café, restaurante traz pratos que combinam com o clima praiano.

Como chegar: de Road Town ou Trellis Bay, em Tortola, saem Ferry Boats regulares até Spanish Town (19 km de distância), o principal porto de Virgem Gorda. Uma vez em Spanish Town, há também conexões até pontos mais afastados da ilha, como Leverick Bay, Bitter End Yacht Club e Biras Creek Resort.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *