5 dicas para viajar com sustentabilidade

Nós sabemos que viajar exige um certo planejamento e que nunca é demais se preocupar (no melhor sentido da palavra) com detalhes que podem ajudar a tornar sua viagem ainda mais divertida e funcional. Recorremos a algumas dicas que consideramos ser vitais, algumas certamente já foram citadas, mas é sempre legal dar uma reforçada e a galera do Ciclo Vivo fez um resumão super bacana. Confira abaixo:

– Utilize a internet como ferramenta de pesquisa: Investigue meios de hospedagens, restaurantes e demais pontos turísticos do destino. Sites especializados e fóruns de discussão permitem ao viajante ter uma boa noção de valores do local e até descobrir, com quem já foi, as dicas de como explorar a região evitando gastos desnecessários.

– Usufrua dos benefícios da antecipação: O turista brasileiro costuma comprar os serviços turísticos de sua viagem 52 dias antes do embarque, segundo pesquisa do Ministério do Turismo. O tempo é inferior ao recomendável para usufruir dos privilégios financeiros das compras antecipadas. Embora seja possível encontrar promoções às vésperas da viagem, comprar na iminência da partida é sempre um risco a se correr – além de raramente render pacotes que atendam ao período de estada desejado pelo turista. Uma boa dica é começar a pesquisa pelos serviços mais caros, como passagens aéreas e hospedagem. Remanejar datas, evitando saídas nos finais de semana, e formalizar pacotes em grupo, quando possível, costuma render vantagens aos viajantes.

placas

– Prefira as empresas de qualidade: Consumir de modo consciente não significa optar pelo menor preço a qualquer custo, mas sim decidir pelo serviço que combine preço justo e boa qualidade. Afinal, o que se deseja levar de uma viagem é uma boa lembrança – e não apuros e situações desconfortáveis. Boa parte dos serviços turísticos devem estar inscritos no Cadastur, o cadastro que estabelece regras de operação aos profissionais que trabalham no setor. O registro é obrigatório para representantes de alguns serviços turísticos, como estabelecimentos de hospedagem, transportadoras e agências de viagem.

– Compartilhe boas práticas e acesse as dicas de outros viajantes: Compartilhe nas redes sociais suas experiências como viajante. Indique passeios, restaurantes e meios de hospedagem a preços justos. Na internet, há desde museus gratuitos a restaurantes que cobram preços acessíveis. Alguns sites especializados não só dão espaço à opinião dos turistas como oferecem notas pela acomodação, refeição e passeios – o que pode ajudar na pesquisa.

– Prefira as empresas que comprovam preocupação ambiental: As belezas naturais do país estão entre os fatores que mais atraem os turistas. Entretanto, as práticas de sustentabilidade ainda não estão disseminadas em todos os destinos. Como resultado, algumas empresas e profissionais do setor agridem o meio ambiente, gerando desequilíbrios e destruição. A dica é optar por aquelas que exibem selos de reconhecimento ambiental e prezam pela boa convivência com a natureza. Pesquisa sempre antes de arrumar as malas e partir para o destino escolhido.

Fonte: CicloVivo

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *