Gastronomia etc.

Restaurante promove “tour gastronômico” pela França com festival de queijos

O restaurante Skylab, no Rio Othon Palace, em Copacabana receberá de 10 a 13 e de 17 a 20 de setembro o maitre fromagier Gerard Poulard, um dos maiores especialistas de queijos do mundo e o único a ter sua mesa selecionada pelo Guia Michelin. Poulard estará junto com o chef do Skylab, o francês Jean Yves Poirey, em jantares especiais que contarão com menu preparado especialmente para a ocasião e degustação de queijos de diferentes especialidades que serão trazidos diretamente da França pelo maitre, num total de 120 variedades.

Os clientes poderão optar pelo menu completo, que contempla entrada, prato principal, sobremesa e um prato dos especialíssimos queijos para degustação, ou pelo menu de queijos, composto por quatro pratos de queijos de diferentes especialidades, permitindo um completo “tour gastronômico” pela França.

No menu preparado pelo chef Jean Yves Poirey a entrada é Terrine de alho poró e chispe e remouldade de palmito ravigote ou o Gateau de fígado de ave com lagostins. Entre as sugestões de pratos principais, o chef Jean Yves buscou em sua terra natal um ingrediente especial para o evento: a mostarda violette de Brive, produzida à base de uvas e que estará presente no Filé Mignon envolto em massa de brioche, aspargos e purê de batata baroa. Além deste prato, os clientes podem optar pelo Medalhão de badejo ao Savagnin acompanhado por choucroute e maçã.

Para sobremesa, Peras pochées com calda de hibiscos e biscoitos Saint Honoré. Após o jantar, e antes da sobremesa, Gerard Poulard convidará os participantes do evento para uma deliciosa viagem pela França, a partir da degustação de uma exclusiva seleção de queijos, escolhidos pessoalmente por ele. Os pratos poderão ser harmonizados com sugestões de vinhos selecionados especialmente para o jantar.

Festival de Queijos Fotos Paola RheniusAo todo, serão trazidos ao Brasil 120 especialidades de queijos que chegarão em condições extremamente especiais em caixas climatizadas e dentro de contêineres específicos. Todos os queijos são semi ou artesanais e muitos deles têm histórias interessantes que serão contadas, em detalhes, por Poulard aos felizardos que participarão do evento. Os queijos revelam o caráter e a tradição de cada região francesa, bem como as diversas raças de vacas, ovelhas e cabras que dão origem aos diferentes tipos de leite que são usados na fabricação dos queijos. A temperatura das regiões, o solo e o pasto também influenciam nas condições de cada um dos tipos.

Destaques e Curiosidades

Entre os destaques do festival desse ano estão o Ossau Iraty, produzido com leite de ovelhas e originário do País Basco, na fronteira da França com a Espanha e o Gaperon, da região do Massif Central, produzido com sobras do leite usado para fazer a manteiga e misturado com uma variedade de alho rosa só encontrado nessa área. O Chaource, da cidade de Champagne, é conhecido desde a idade média, tem massa cremosa e leve sabor de avelãs. O Fourme d’Ambert é um queijo tipo massa mofada com sabores rústicos das flores e ervas, produzido desde a época romana. Esse queijo chegou a ser usado como moeda para o pagamento de alugueres de fazendas arrendadas para criação de gado, durante os séculos X e XVII.

Poulard também apresentará aos brasileiros o Munster, quejo produzido a partir do leite de vaca na região da Alsácia. Levado à França por um monge irlandês, no século VII, o Munster era o alimento mais importante no abastecimento das famílias da região francesa durante o inverno. O Trou du Cru começou a ser produzido por monges no século XVI, o Feuille du Limousin é enrolado em folhas de castanheira portuguesa e o Tomme au Marc de Savoie produzido no norte dos Alpes e coberto com uma camada de bagaços de uvas.

O Abondance, leva o nome da raça da vaca de onde vem o leite usado em sua produção, na região de Savoie. Durante cinco meses, esses animais ficam em pastos nas montanhas, em altitude superior a 1330 metros. A base de leite cru, o leite é fervido em panelão de cobre e, posteriormente, maturado durante três meses sobre tábua de madeira de pinheiro.

O Brillat Savarin é produzido com leite de vaca da região da Normandia e foi o primeiro a ser enriquecido com gorduras do leite, o creme de leite, no final do século XIX. Seu nome foi uma homenagem ao mais famoso crítico de gastronomia da época, Brillat Savarin.

Gérard Poulard. Foto: Filico

Gérard Poulard. Foto: Filico

Nascido em Lyon, Gérard Poulard começou a trabalhar aos 14 anos, no ramo de hotelaria. Com formação de chef de cozinha, teve de abandonar o ofício por questões de saúde. Na época, trabalhava no Meridien, em Paris, onde continuou na função de maitre, o que lhe permitiu montar uma original mesa de queijos, a única citada pelo renomado Guia Michelin. A mesa de Poulard fez grande sucesso por associar uma seleção harmoniosa de queijos, de várias regiões da França, com informações sobre origem e forma de produção, entre outras.

Atualmente, Poulard viaja pelo mundo participando de grandes eventos e divulgando os queijos franceses. Em sua bagagem, costuma levar os queijos mais nobres e raros, como o “Cône Du Morvan”, um queijo produzido tendo o leite de cabra.

Rede Othon

A Rede Othon opera 20 unidades no Brasil nos estados do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Paraty e Macaé), São Paulo (São Paulo, São José dos Campos, Pirassununga, Limeira e Araraquara), Minas Gerais (Belo Horizonte), Bahia (Salvador) e Ceará (Fortaleza) e no exterior com hotéis na Europa (Lisboa e Porto). Fundado em 1943 Hotéis Othon é o único grupo brasileiro com unidades na Europa.

Gerard Poulard apresenta Queijos da França
Restaurante Skylab – Rio Othon Palace
Endereço: Av. Atlântica, 3264 – 30º andar – Copacabana
Datas: 10 a 13 e 17 a 20 de setembro
Horário: a partir das 19h
Informações e vendas: (21) 2106-1666 e contato@restauranteskylab.com.br
restauranteskylab.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *