Variedades & Tecnologia

Bibliotáxi incentiva o hábito da leitura e o fim do tédio no trânsito

Você entra no táxi, seu celular está com pouca bateria ou com ela totalmente zerada, e agora só resta olhar através da janela do carro e apreciar o engarrafamento? Não com um táxi que possua a Bibliotáxi, um programa de fomento à leitura e à educação promovido pela Easy Taxi, aplicativo de smartphone que conecta o passageiro ao taxista, com o objetivo de transformar táxis em bibliotecas colaborativas.

Toda a frota de carros da Easy Taxi em 25 cidades no Brasil está participando do projeto. O kit do bibliotáxi consiste em duas bolsas instaladas em suportes na parte de trás dos bancos dianteiros do carro, com livros dentro, e funciona mais ou menos assim: Você pede um táxi pelo aplicativo da Easy Taxi. Ao entrar no carro, você vai encontrar obras de Ficção, Não Ficção, Negócios e Literatura Infantil e Juvenil. Fique à vontade! Pode pegar o que você quiser. Se você curtir uma boa leitura até chegar ao seu destino e se gostar do livro, pode levá-lo para casa e devolver na próxima corrida com a Easy Taxi. Ou então pode deixar outro livro de seu acervo pessoal no táxi. Assim, você também fará sua contribuição, estimulando a leitura pelo Brasil.

O projeto conta com mais de 100 títulos, entre clássicos da literatura, lançamentos, best-sellers e livros premiados, e muitas editoras parceiras como Casa da Palavra, Companhia das Letras, Editora Globo, Editora Saraiva, Intrínseca, Leya, Melhoramentos, Nova Fronteira, Novo Conceito, Objetiva e Sextante. Conheça alguns dos livros que fazem parte da ação:

A Culpa É das Estrelas, John Green (Intrínseca)
A Filosofia Explica as Grandes Questões da Humanidade, Clóvis de Barros Filho e Júlio Pompeu (Casa da Palavra)
A Menina Que Roubava Livros, Markus Zusak (Intrínseca)
As Esganadas, Jô Soares (Companhia. das Letras)
Borboletas da Alma – Escritos sobre Ciência e Saúde, Drauzio Varella (Companhia das Letras)
Carmen – Uma biografia, Ruy Castro (Companhia das Letras)
CEO Por Acaso – As melhores lições de quem chegou ao topo, David Novak (Editora Saraiva)
De Malas Prontas, Danuza Leão (Companhia das Letras)
Divã, Martha Medeiros (Objetiva)
Fantasma Sai de Cena, Philip Roth (Companhia das Letras)
Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, Leandro Narloch (Leya)
Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo, Leandro Narloch (Leya)
Istambul – Memória e cidade, Orhan Pamuk (Companhia das Letras)
Laços Inseparáveis, Emily Giffin (Novo Conceito)
Marina, Carlos Ruiz Zafón (Objetiva)
Nihonjin, Oscar Nakasato (Benvirá / Saraiva)
Nunca Desista de seus Sonhos, Augusto Cury (Sextante)
O Menino Maluquinho, Ziraldo (Melhoramentos)
O Oceano no Fim do Caminho, Neil Gaiman (Intrínseca)
O Ócio Criativo, Domenico De Masi (Sextante)
Procuram-se Super-Heróis – Multiplique seus poderes e desenvolva habilidades, Bel Pesce (Leya)
Viajante Chic!, Gloria Kalil (Nova Fronteira)
Uma Menina Chamada Julieta, Ziraldo (Melhoramentos)

Para fazer uma doação de livros para o Bibliotáxi, basta entregá-lo nos carros conveniados à Easy Taxi. Doe os livros que você já leu. Não há restrição de gênero, mas como sugestão dê preferência aos títulos de ficção, não ficção, literatura infantil e juvenil.

Pedir um táxi nunca foi tão fácil!
A Easy Taxi (www.easytaxi.com.br) é uma plataforma que facilita o acesso do passageiro ao taxista, sendo o primeiro aplicativo da América Latina a automatizar os pedidos de táxi, tornando possível o usuário ser atendido com apenas alguns cliques e na média de dez minutos. Com os aplicativos para iOS e Android, você pode solicitar um táxi a partir de qualquer ponto da cidade, e ainda acompanhar enquanto o táxi não chega.

bibliotaxi

O grupo Saraiva disponibilizou, em maio deste ano, mais de 80 mil livros para o Bibliotáxi, a doação integra as comemorações de seu centenário, que contará ainda com uma série de ações e eventos ao longo de todo o ano, culminando em uma grande celebração na data exata do aniversário: 13 de dezembro. Saiba mais sobre esta iniciativa e outras ações do projeto de 100 anos da Saraiva em www.saraiva.com.br/100anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *