Gastronomia etc.

Primeiro Dia do Vinho do Porto é celebrado esta quarta-feira

Mais antigo que os Estados Unidos da América, o vinho do Porto celebra esta quarta-feira aquele que é considerado como o ato fundador da sua institucionalização. Foi em 10 de Setembro de 1756, reinava então D. José I e governava Sebastião José de Carvalho e Melo, o famoso Marquês de Pombal, quando foi instituída a Companhia Geral das Vinhas do Alto Douro, através da qual passou a ser delimitada e regulamentada a produção dos vinhos que viriam a tornar-se mundialmente apreciados como vinho do Porto.

Wine

São precisamente 258 anos que hoje se completam sobre a data em que assim nasceu a primeira região demarcada do mundo. Ou seja, duas décadas ainda antes da declaração de independência dos EUA, ato que, como se sabe, foi celebrado com vinho português. Uma garrafa de vinho da Madeira, já que por aquela altura a fama dos Porto não teria cruzado ainda as águas do Atlântico.

Ferreira Porto

E foi preciso esperar ainda mais de um século para que surgisse o primeiro automóvel e ainda mais meio para que levantasse voo aquele que seria o protótipo do primeiro avião, mas já então o gosto pelo vinho do Porto se tinha espalhado um pouco por todo o mundo. Descendo o Douro nos heróicos barcos Rabelos até aos armazéns de Gaia e daí navegando depois para os mais diversos destinos através da barra do Douro.

Agora você já sabe, para comemorar basta saborear um bom Porto para assim celebrar um vinho único.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *