Esporte & Aventura

Cinco destinos para se aventurar com sua mochila pela América!

Mochila nas costas e pé na estrada é uma situação comum na vida dos muitos mochileiros que se aventuram conhecendo o mundo e gastando pouco, aqueles que não abrem mão de conhecer culturas novas, tradições de diferentes povos e paisagens escondidas na vastidão do planeta.

Fazer um mochilão é a forma mais econômica de viajar: basta traçar um destino, arrumar a mala e sair descobrindo caminhos, hospedagens, pontos turísticos. Os poucos recursos estimulam você a conhecer mais pessoas, fazendo com que os mochileiros nunca estejam sozinhos. Se você já faz parte deste time, ou está querendo embarcar nessa viagem, conheça cinco destinos incríveis em paraísos nacionais, na América do Sul e Central!

Honduras

Um país formado por montanhas, florestas tropicais, planaltos, rios, vales e planícies, Honduras se localiza no coração da América Central. Cercado por belíssimas praias do litoral do Caribe e do Pacífico, é o lugar perfeito para tirar a mochila das costas e armar a barraca. O país abrigou diversas tribos indígenas, que estão profundamente enraizadas na sua cultura – a principal delas foi a dos Maias. Da capital de Honduras, Tegucigalpa, com uma caminhada não muito longa se chega à cidade de Copan, um dos principais e mais bem conservados vestígios arqueológicos da civilização Maia. Honduras é uma cidade de baixo custo de vida, um território acidentado, com uma das maiores biodiversidades do planeta e muitas surpresas agradáveis para os mochileiros!

Ruinas do Antigo templo Maia

Chapada Diamantina – Bahia

A Chapada Diamantina é formada por serras, grandes planícies verdes que parecem não ter fim, muita Mata Atlântica intocada e seus campos floridos misturados às caatingas e cerrados. Uma paisagem sem comparação para o mochileiro que busca paz e harmonia, mas que também não deixa a desejar para aqueles que estão em busca de aventura. Nascentes de muitos rios que brotam nos cumes das montanhas deslizam formando enormes cachoeiras borbulhantes e inacreditáveis piscinas naturais!

No coração da Bahia, a Chapada Diamantina, com seus desfiladeiros, cânions, paredões, grutas, rios, cavernas e uma das maiores diversidades de fauna e flora do país, tem uma beleza rara no mundo. Muitos lugares para praticar esportes radicais, para armar a barraca, ou apenas para admirar a estonteante paisagem. Pode ser considerada um destino obrigatório para os mochileiros do Brasil e do mundo.

Parque Nacional da Chapada Diamantina. Foto: Divulgação Wikipedia

Jericoacoara – Ceará

Considerada uma das mais belas praias do mundo, Jericoacoara é um verdadeiro santuário ecológico, localizado a aproximadamente 300km de Fortaleza. A beleza natural local está praticamente intocada. Águas cristalinas, manguezais, lagoas, praias de enseada e coqueirais formam o cenário de uma ilha de pescadores que parece estar em outra dimensão. O local proporciona um contato intenso com a natureza, tanto que a eletricidade existe apenas dentro das casas; nas ruas e praias, apenas a luz das muitas estrelas e da lua mostram o caminho. Se você curte radicalidade, saiba que Jericoacoara não é só berço de paz e tranquilidade, é também a praia com os ventos mais velozes do Brasil, considerada um dos melhores lugares no mundo para prática de Kitesurf ou Windsurf. Além das pousadas e dos campings, há muitos lugares para aluguel de equipamentos esportivos. O difícil vai ser colocar a mochila nas costas e voltar pra casa…

Jericoacoara

Parque Nacional Natural Tayrona

A 34 quilômetros da cidade de Santa Maria, com 15 hectares de extensão, o Parque Tayrona é um dos maiores, mais importantes e mais belos de toda a Colômbia. Com uma localização geográfica privilegiada, localiza-se entre o azulado mar do Caribe e as suntuosas montanhas de Santa Maria. Em dias de céu aberto, pode-se ver ao longe a Serra Nevada coberta de neve, fazendo com que as paisagens avistadas do Tayrona sejam consideradas algumas das mais belas do mundo. O parque conta com uma rica vegetação nativa e intocada, uma enorme biodiversidade e espécies em extinção, além dos restos arqueológicos da antiga civilização Tayrona e inúmeras praias. Nas faixas de areia das regiões é possível encontrar algumas praias bravas e apropriadas para prática de esportes radicais e outras mais calmas e tranquilas, nas quais é possível fazer mergulho e apreciar lindos recifes. Para entrar no parque, os visitantes precisam desembolsar 31 mil pesos colombianos, o equivalente a 36 reais. Após a entrada no parque, a chegada até as praias é feita exclusivamente a pé, e a maioria oferece hospedagem baratas, inclusive com opções de redes e campings a beira mar, ou chalés no meio das montanhas. Um destino exótico e especial para quem quer aproveitar as belezas da natureza com a mochila nas costas.

Tayrona

Machu Picchu – Peru

Histórica e mística, Machu Picchu é o mais preservado patrimônio histórico dos Incas, uma cidadela que fica a 2.400 metros de altura e um dos pontos mais visitados do planeta. Conhecida também como “Cidade Perdida”, tem uma arquitetura tão exuberante quanto o foi o Império dos Incas, com construções totalmente de pedras no meio dos montes. A paisagem montanhosa ao redor é imponente e quase inexplorada.  Os mochileiros podem optar por chegar até lá pela Trilha Inca para Machu Picchu, uma das mais famosas do mundo. Com 48km de caminhada, exige aproximadamente quatro dias de pé na estrada em um caminho que passa por florestas tropicais, vales montanhosos e até desertos. Uma viagem que com certeza transforma a mente, o corpo e a alma de qualquer mochileiro.

Machu Picchu

Antes do pé na estrada, a melhor mochila!

Para todo mochileiro, a escolha da mala pode ser a mais importante da viagem. Se você ainda é um iniciante, saiba que existem diversos modelos de mochilas apropriadas para viagem como as indicadas acima. A principal dica de como escolher é avaliar a resistência, a impermeabilidade e a ergonomia.

A resistência é fundamental para que a sua mochila não te deixe na mão no meio da viagem e suporte todas as adversidades que possam aparecer pelo caminho. Mesmo assim, é aconselhável sempre levar alças e tiras extras. É muito importante que a sua mochila seja impermeável porque, quando se viaja, a chance de enfrentar muitas mudanças climáticas é grande e uma mochila encharcada pesando nas costas pode ser bem desagradável.

Existem muitos tamanhos de mochilas e com certeza dá para encontrar uma que suporte todos os itens necessários para uma boa viagem, mas nesse quesito o mais importante é escolher o modelo com a melhor ergonomia para você, ou seja, o modelo que se adapte melhor ao formado de suas costas e ombros.

Com essas dicas e os destinos propostos, com certeza a viagem será inesquecível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *